Futebol O que está em jogo? Fase de grupos da Champions tem última rodada com gigantes brigando pela sobrevivência

O que está em jogo? Fase de grupos da Champions tem última rodada com gigantes brigando pela sobrevivência

Manchester United, Porto, PSG e Milan seguem sem qualificação garantida e entram em campo para decidir vagas nas oitavas...

Lance

A última rodada da fase de grupos da Champions League tem decisões em aberto e promete fortes emoções. Os jogos serão realizados entre terça e quarta-feira, nos dias 12 e 13 de dezembro.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Entre as indefinições relacionadas à classificação para as oitavas de final, gigantes como Manchester United, Milan, PSG e Porto lutam pela vida nesta jornada. Outras equipes, como Atlético de Madrid, Inter de Milão e Borussia Dortmund, dependem apenas de si para garantir a liderança. Confira com o Lance! o que está em jogo em cada chave da principal competição de clubes da Europa.

GRUPO A: À ESPERA DE UM MILAGRE
Depois de conquistar apenas uma vitória nos cinco jogos que disputou, o Manchester United, com quatro pontos, entra na jornada final precisando de um verdadeiro portento para a qualificação. Os comandados de Erik ten Hag precisam bater o Bayern de Munique - já garantido na liderança com 13 pontos - em Old Trafford, além de torcer por um empate entre Galatasaray e Copenhagen (cinco pontos cada). Os turcos e os dinamarqueses dependem de uma vitória em seu duelo para garantir a segunda vaga e eliminar o United surpreendentemente na primeira fase.

➡️ Manchester United x Bayern de Munique: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações do jogo pela Champions League

GRUPO B: OLHO NA 'SEGUNDONA'
O Arsenal cumpriu o papel que se esperava na segunda chave, e já garantiu a liderança do grupo B, com 12 pontos. Em segundo, o PSV de Peter Bosz vem em grande fase, com oito pontos, e também está garantido no mata-mata. Há, portanto, apenas uma indefinição: a vaga para a Europa League segue em aberto. O Lens, com cinco pontos, recebe o Sevilla na França e precisa apenas empatar para seguir vivo no continente, enquanto os Nervionenses necessitam da vitória para igualar o número de pontos de Les Sang et Or, fazendo a ultrapassagem pelo confronto direto.

GRUPO C: DA REALEZA A DOMINÂNCIA
Pela terceira chave, o Real Madrid teve um caminho tranquilo - apesar de alguns leves sofrimentos - e tem 100% de aproveitamento, com liderança e qualificação garantidas. O Napoli, com sete pontos, tem vaga bem encaminhada: para perdê-la, precisa perder para o Braga por dois gols de diferença no Diego Armando Maradona, vendo o time português empatar em pontos e passar no confronto direto. Já o Union Berlin, com dois pontos, seca os Guerreiros do Minho e sonha em vencer os líderes merengues para chegar à Europa League.

GRUPO D: BRIGA PELOS POTES
Real Sociedad e Inter de Milão fizeram campanhas ótimas, ainda invictos, e duelam nesta terça pela ponta da tabela. Os espanhóis só precisam de um empate, enquanto os italianos necessitam da vitória. Já na decisão pela terceira posição, o RB Salzburg recebe o Benfica em seus domínios e pode perder até por dois gols de diferença que garante a vaga na Europa League; em caso de derrota por três ou mais, os Encarnados roubam o passaporte dos austríacos.

➡️ Inter de Milão x Real Sociedad: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações do jogo pela Champions League

GRUPO E: UMA NOVA CARA
O Atlético de Madrid de Diego Simeone vem mostrando um desempenho diferente em 2023: com estilo ofensivo, os resultados chegaram e a equipe já se classificou, espantando fantasmas e sustos dos últimos anos. A liderança virá em caso de empate ou vitória sobre a Lazio, no Cívitas Metropolitano; a derrota coloca os Aquiloti na ponta. Na briga por baixo, o Feyenoord, com seis pontos, já tem sua vaga garantida em terceiro lugar, enquanto o Celtic, com um ponto conquistado, recebe os holandeses na Escócia querendo deixar a competição com pelo menos uma vitória.

GRUPO F: A MORTE ASSOMBRA OS GRANDES
Já se imaginava que o grupo da morte da Champions seria de muito equilíbrio e dificuldade. O Borussia Dortmund, com 10 pontos, recebe o PSG precisando apenas de um empate para a liderança; o time da capital parisiense não tem vaga garantida e precisa vencer para não depender do outro jogo, entre Newcastle e Milan. Veja abaixo as possibilidades de tabela na sexta chave:

GRUPO G: TUDO DEFINIDO
O Manchester City vem fazendo o que se espera de um clube com sua qualidade, e também tem 100% de aproveitamento, garantido na liderança. O RB Leipzig vem logo atrás e está em segundo, com nove pontos, estando no segundo pote do mata-mata. O Young Boys, da Suíça, tem apenas quatro pontos e pode ser igualado pelo Estrela Vermelha, mas pelo confronto direto, está qualificado para a Europa League, enquanto os sérvios assistirão ao restante das competições europeias de casa.

GRUPO H: COMPETÊNCIA CATALÃ
Por fim, na última chave, o Barcelona não apresentou um futebol altamente convincente, mas dentro do seu plano de jogo, garantiu a vaga nas eliminatórias depois de alguns anos de decepção. Porto e Shakhtar Donetsk têm nove pontos cada, e digladiarão pela segunda vaga em Portugal, com vantagem de empate aos donos da casa. Recebendo o Barça na Bélgica, o Royal Antwerp quer ao menos pontuar, para não deixar a Champions sem pontuar.

Últimas