Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

O ano dos craques: Messi e Cristiano Ronaldo terminam 2023 em alta em seus clubes

Português foi o artilheiro do mundo, com 54 gols; argentino foi eleito Bola de Ouro pela oitava vez

Futebol|Do R7

Lance
Juntos, Messi e Ronaldo têm 13 Bolas de Ouro somadas (Fotos: AFP/Montagem: Lance!)

O tempo pode passar, mas a realeza sempre continuará no topo. Em 2023, Messi e Cristiano Ronaldo viveram a maior parte longe dos holofotes mundiais por clubes, mas seguiram brilhando e alcançando números e marcas expressivas.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O argentino, eleito Bola de Ouro pela oitava vez em sua carreira, aproveitou os resquícios da histórica Copa do Mundo de 2022, deixou o Paris Saint-Germain e foi fazer história com o Inter Miami, dos Estados Unidos. Já o astro português, além de grande desempenho com a seleção nas Eliminatórias europeias, manteve o faro artilheiro e abriu as portas do futebol na Arábia Saudita. Como foi o ano dos grandes craques da geração?

LIONEL MESSI: REVERÊNCIAS AO ASTRO


A segunda metade da temporada de Messi, com o Paris Saint-Germain, trouxe o título da Ligue 1, mas a certeza de que deixaria o clube francês em passagem pouco brilhante. Porém, o título mundial com a Argentina fez com que cada amistoso pela seleção se tornasse uma grande festa.

Além disso, o ídolo do Barcelona se tornou a estrela do projeto do Inter Miami de David Beckham. Lionel elevou o patamar do clube americano, e sob sua batuta, os Herons conquistaram a Leagues Cup, o primeiro título de sua história. Nos EUA, o camisa 10 recebeu a companhia de seus amigos Busquets e Jordi Alba - além de Suárez em 2024 -, e recuperou a felicidade que havia perdido na França.


NÚMEROS DE MESSI

Gols:28 (nove pelo PSG, 11 pelo Inter e oito pela Argentina)


Assistências:12 (seis pelo PSG, cinco pelo Inter e uma pela Argentina)

Títulos: Ligue 1 de 2022-23 (PSG) e Leagues Cup (Inter Miami)

Prêmios individuais: Bola de Ouro 2023 e Prêmio Laureus de atleta masculino do ano

Marcas: Líder de assistências da Ligue 1 de 2022-23 (16 - PSG) e artilheiro da Leagues Cup (10 gols - Inter Miami)

➡️Ancelotti comemora renovação de contrato com o Real Madrid: ‘É um dia muito feliz’

 CRISTIANO RONALDO: ARTILHEIRO INSACIÁVEL

Para CR7, os sucessos não foram diferentes. Depois de sair do Manchester United em 2022 por problemas com o técnico Erik ten Hag, o português abriu as portas do futebol na Arábia Saudita, sendo o primeiro astro de uma série de jogadores do futebol europeu a aceitar o projeto local. Logo após a Copa do Mundo, foi anunciado pelo Al-Nassr e começou uma nova caminhada no Oriente Médio.

Mesmo com 38 anos, Ronaldo não deixou o foco de lado e se mostrou cada vez mais obcecado pelo caminho das redes. Ao todo, foram 54 gols, superando nomes como Haaland e Mbappé para ser o artilheiro do mundo em 2023. Com a camisa dos Cavaleiros de Najd, o camisa 7 foi campeão da Copa Árabe em grande atuação na decisão contra o Al-Hilal, e também brilhou pela seleção de Portugal.

NÚMEROS DE RONALDO

Gols: 54 (44 pelo Al-Nassr e dez por Portugal)

Assistências:15 (13 pelo Al-Nassr e duas por Portugal)

Títulos: Copa Árabe de 2023 (Al-Nassr)

Prêmios individuais: -

Marcas: Artilheiro parcial da Saudi Pro League (20 gols - Al-Nassr), líder parcial de assistências da Saudi Pro League* (nove - Al-Nassr) e recordista de jogos por seleções (205 - Portugal)

*empatado com Álvaro Medrán

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.