Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Números mostram por que Wellington Rato deve ser titular do São Paulo na final da Copa do Brasil

Atacante é o principal garçom do elenco e jogador de linha com mais atuações no ano

Futebol|

Lance
Lance Lance

Mesmo com as contratações de Lucas Moura e James Rodríguez para reforçar o elenco do São Paulo, Wellington Rato segue sendo peça-chave do time, e pode ser mais importante ainda na busca pelo inédito título da Copa do Brasil.

+ Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

Isso porque o jogador, contratado em dezembro de 2022 por R$ 5 milhões, é um dos principais criadores de jogadas do Tricolor na temporada. Autor de oito assistências no ano, foi pelos seus pés que o São Paulo abriu o placar na virada diante do San Lorenzo pela Sul-Americana, em cruzamento para o gol de Calleri.

Esse destaque como articulador de ataques não vem de hoje. No Paulistão, por exemplo, Rato foi o segundo jogador que mais criou grandes chances (cinco), de acordo com a plataforma 'Sofascore'. O São Paulo foi comandado por Rogério Ceni na competição, e acabou eliminado de maneira precoce, nas quartas de final, diante do Água Santa.

Continua após a publicidade

Na artilharia do São Paulo no ano, o camisa 27 acumula cinco gols marcados e está empatado com David, ficando atrás somente de Galoppo (oito gols), Luciano e Calleri (ambos com 10 gols). Um destes cinco gols, talvez o mais importante, foi o segundo da vitória por 2 a 0 diante do Corinthians na semifinal da Copa do Brasil.

O bom rendimento do jogador faz com que ele se tornasse figurinha carimbada na escalação do time. Com 48 atuações, Wellington Rato foi o jogador de linha que mais entrou em campo pelo São Paulo na temporada, atrás apenas do goleiro Rafael, que fez 49 jogos.

Continua após a publicidade

Em uma das partidas mais importantes da temporada, no entanto, diante da LDU pela volta das quartas de final da Sul-Americana, o atacante iniciou na reserva e entrou em campo somente aos 12 minutos do segundo tempo. Ainda assim, foi importante para a pressão que o São Paulo fez sobre os equatorianos, criando jogadas pelo lado esquerdo do campo e cruzando em direção à área.

A presença de Wellington Rato entre os titulares do São Paulo na final da Copa do Brasil é uma incógnita, mas se o jogador deseja convencer o técnico Dorival Júnior de que deve iniciar a partida, os números podem ser um bom argumento.

Create your own Polls

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.