Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Números, carreira e polêmicas; saiba quem é Quique Setién, técnico especulado no Botafogo

Espanhol é visto com "bons olhos" pelo dono da SAF do Glorioso

Futebol|

O Botafogo completou um mês sem técnico após a demissão de Tiago Nunes no dia 22 de fevereiro. Entre conversas e especulações, Quique Setién se apresenta como uma opção atraente para o projeto esportivo sob a gestão de John Textor, e pode estar perto de fechar com o clube alvinegro em 2024.

➡️ Tudo sobre o Glorioso agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Botafogo

Pouco conhecido no Brasil, o treinador já comandou Las Palmas, Real Betis e Villa Real. Mas foi pelo Barcelona que o espanhol viveu seu auge na carreira, entre 2019 e 2020. Setién deixou o clube catalão depois de polêmicas com Messi e a marcante derrota de 8 a 2 para o Bayern de Munique, na Champions League.

ESTILO DE JOGO

Publicidade

Quique Setién demorou a deslanchar como treinador, mas surpreende com sua filosofia ofensiva, como John Textor busca. A principal arma de suas equipes no ataque eram as saídas em velocidade, explorando a defesa adversária, tanto no contra-ataque ou ao neutralizar a marcação na pressão. Sempre chegando com muitos jogadores na área para tentar a finalização, e o apoio simultâneo dos laterais dando amplitude ao time.

Sem a bola, a tática é a rápida recuperação de bola e a marcação na alta pressão. Ou seja, o time avança seu bloco defensivo e promove o encaixe de marcação individual. O 4-3-3 é seu esquema base e os lados do campo são muito importantes. 

Publicidade

NÚMEROS

Em geral, em sua carreira, o treinador de 65 anos, mais venceu do que perdeu. Em 553 jogos, foram 221 vitórias e 185 derrotas. No Barcelona, principal equipe em que treinou, Setién ficou apenas por 25 jogos, com 16 vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

Publicidade

É O BRASA! Coloque R$200 no Brasil contra a Espanha e fature mais de R$640 no Lance! Betting

POLÊMICAS

O principal motivo para a curta passagem pelo clube catalão foi os problemas nos bastidores, especialmente em relação ao craque argentino Lionel Messi. O treinador e o então camisa 10 do Barcelona tiveram desentendimentos no vestiário, segundo o programa 'Que T'Hi Jugues', da 'Cadena SER'.

A história se repetiu no Villareal. De acordo com o jornal espanhol "Marca", o treinador não estabeleceu bom relacionamento com os líderes do vestiário, que por sua vez reclamavam dos métodos de Setién. 

INTERESSE DO BOTAFOGO

O técnico está sem clube desde setembro do ano passado, e é o preferido de John Textor para assumir o Botafogo. O estilo de jogo do espanhol agrada o dono da SAF e as conversas estão em estágio inicial, segundo o ge.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.