Futebol Novo Casemiro? Como João Gomes ascendeu a titular do Flamengo e cobiçado na Europa

Novo Casemiro? Como João Gomes ascendeu a titular do Flamengo e cobiçado na Europa

Volante rubro-negro renovou contrato recentemente e ganhou apelo em gigantes do Velho Continente

Lance
Lance

Lance

Lance

O volante João Gomes está entre os nomes mais valorizados do elenco do Flamengo. De contrato renovado até 2027, o jogador é titular absoluto do Rubro-Negro desde os tempos de Paulo Sousa e, agora, já recebe sondagens de gigantes europeus. Entre as equipes do Velho Continente, inclusive, já é taxado como o "novo Casemiro".

O INÍCIO

João foi lançando no elenco do Flamengo em 2020, quando a equipe era comandada pelo catalão Domènec Torrent. No entanto, ele acabou perdendo espaço e terminou o ano com 14 partidas. Já em 2021, o volante teve bem mais aparições, com 44, e balançou as redes duas vezes. Foi a partir daí que ele começou a ser visto como um jogador de alta rotatividade no elenco.

+ Zico revela que poderia ter destino diferente do Flamengo na carreira

Neste ano, claro, o papel de João mudou de patamar e, com excelentes performances, ele se tornou o titular absoluto que a torcida conhece. Aguerrido nas divididas e forte nas arrancadas, o atleta fez a diferença, tanto com Paulo Sousa quanto com Dorival. Por isso a valorização salarial e esperança de frutos ao Flamengo.

João Gomes - Flamengo x São Paulo

João Gomes - Flamengo x São Paulo

Lance

João Gomes celebra gol e vitória sobre o São Paulo, no Morumbi (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

+ Flamengo mantém Arrascaeta no radar, e meia seguirá controle de carga até o final da temporada

ESTILO DE JOGO E SEMELHANÇA COM CASEMIRO

No momento, João Gomes atua como segundo volante do Flamengo, um pouco mais a frente de Thiago Maia e pilar do losango no "time das Copas". Com muita explosão física, o jogador consegue conter as investidas do adversário e tem alto aproveitamento nos duelos: 55%.

A juventude também ajuda neste quesito, já que o garoto do Ninho consegue atuar os 90 minutos na mais alta velocidade, no melhor estilo "box-to-box" da Europa. No entanto, João se destaca ainda mais nas arrancadas. Como segundo volante, ele faz a transição rubro-negra fluir e surpreende nos dribles certo: 71% de aproveitamento.

O fundamento do passe ainda é um ponto que pode melhorar no jogo de João Gomes. Atualmente, ele tem 86% de aproveitamento em 2022, mas a produtividade cai nos lançamentos: apenas 51%. A Europa, nesse quesito, tem potencial de fazer muito bem ao volante.

FUTURAS PROPOSTAS E SEQUÊNCIA NO FLAMENGO

Com a janela fechada, João Gomes não pode deixar o Flamengo até o fim da temporada. Mas isso não significa que ele não possa receber sondagens de gigantes europeus. O jornalista Martin Liberman, da ESPN Argentina, afirma que o Real Madrid prepara proposta de 30 milhões de euros. O jornal "AS", da Espanha, o coloca como "novo Casemiro".

O volante rubro-negro também está com moral na Inglaterra. Por lá, fala-se em interesse de Liverpool e Manchester United. O último, inclusive, é o atual clube do próprio Casemiro. Vice-presidente de futebol do clube, Marcos Braz falou sobre o assunto abertamente nesta semana e confirmou que o Rubro-Negro trabalha com possível perda.

João Gomes - Flamengo

João Gomes - Flamengo

Lance

O volante é apelidado de Pitbull da Nação (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

+ Dos testes ao possível retorno no Flamengo: como Dorival pode aproveitar primeira semana livre

- Pelo tamanho do jogador, pelo que ele se transformou, por ser um jogador, hoje, titular do Flamengo. Então, é natural do mercado o time lá fora passar uma lupa em cima desse jogador, mas não tem nada. Estamos muito felizes e tenho certeza absoluta que ele está muito feliz com a diretoria do Flamengo - disse.

Por enquanto, João Gomes segue à disposição de Dorival Júnior e, como mencionado, terminará a temporada pelo Flamengo. O volante deve ser titular no próximo compromisso do Rubro-Negro, contra o Fortaleza, na próxima quarta-feira, pelo Brasileirão.

Últimas