Neymar tem nova lesão grave e não consegue decolar no Paris Saint-Germain
Atacante nunca realizou mais do que 30 jogos em uma temporada com o PSG
Futebol|Do R7
O Paris Saint-Germain divulgou a informação de que Neymar precisará passar por uma cirurgia em seu tornozelo direito e ficará longe dos gramados por um período de três a quatro meses. Com isso, o brasileiro encerra a temporada com 29 partidas disputadas, 18 gols marcados e com 17 assistências distribuídas.
Desde que chegou na França, o camisa 10 do PSG sofreu com lesões graves em todas as temporadas. Embora tenha tido algumas lesões musculares, o craque sofreu com problemas ortopédicos nos últimos seis anos e não conseguiu ter o sucesso que esperava. O atleta nunca fez mais de 31 partidas em uma campanha com o Paris Saint-Germain.
+ Neymar desfalca PSG contra o Bayern: relembre as principais lesões do atacante na Europa
INÍCIO DO PESADELO
Em 2017/2018, ano de sua estreia, Neymar fez sua melhor temporada com o PSG, sendo decisivo e marcando gols em quase todos os jogos da fase de grupos da Champions League e sendo assombroso no Campeonato Francês, onde marcou 19 gols em 20 jogos. No entanto, o atleta sofreu uma lesão no quinto metatarso em março e volta a atuar dias antes da Copa do Mundo 2018.
Em menos de um ano, Neymar voltou ter uma lesão no mesmo local e precisou ficar longo dos gramados entre os dias 27 de janeiro e 21 de abril. O atleta fez mais cinco jogos com sua equipe e iniciou a preparação com a Seleção Brasileira para a disputa da Copa América 2019, que foi realizada no Brasil.
No entanto, o craque voltou a se lesionar durante um amistoso preparativo para a principal competição entre seleções da América do Sul. No duelo contra o Qatar, o camisa 10 foi substituído com 21 minutos, deixou o campo do Estádio Mané Garrincha de muletas e exames apontaram o rompimento do ligamento do seu tornozelo direito.
NOVAS RECAÍDAS
Em 2019/2020, Neymar atrasou seu início de temporada devido a sua recuperação no problema no tornozelo. Apesar de uma lesão muscular que o tirou de campo por seis partidas, o atleta conseguiu conduzir o Paris Saint-Germain aos da Ligue 1 e da Copa da França, mas também foi um dos principais condutores da chegada de sua equipe na final da Champions League, conquistada pelo Bayern de Munique.
Na temporada seguinte, o brasileiro sofreu com diversas lesões musculares e uma outra em seu tornozelo esquerdo entre o fim de 2020 e o início de 2021. No entanto, o craque conseguiu fazer 31 partidas em 2020/2021, o maior número de partidas realizadas pelo jogador desde que chegou na França, embora o rendimento estivesse abaixo dos anos anteriores.
Em 2021/2022, Neymar atrasou sua reapresentação após disputar a Copa América, onde foi derrotado na decisão contra a Argentina. Desde que voltou, o camisa 10 havia marcado apenas três gols até novembro, quando sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo em um duelo contra o Saint-Etienne e precisou deixar o campo de muletas. Após mais de dois meses parado, o atleta voltou a ter grande desempenho com a equipe comandada por Mauricio Pochettino na Ligue 1, em que marcou 10 gols em suas últimas 12 partidas pelo Campeonato Francês.
Neymar sofreu lesão no tornozelo na Copa do Mundo (Foto: Tolga Bozoglu / EFE / EPA)
NOVA DOR DE CABEÇA
Recuperado, o craque realizou uma grande pré-temporada visando a Copa do Mundo 2022 e teve um início espetacular com o Paris Saint-Germain. Em 20 duelos antes de focar no Mundial com a Seleção Brasileira, o atleta havia marcado 15 gols e contribuído com 12 assistências com números promissores.
No entanto, a Copa do Mundo começou com mais uma dor de cabeça para o craque do Brasil. Na reta final da estreia contra a Sérvia, Neymar sofreu uma entorse no tornozelo direito, mas foi tratado com muita eficiência e voltou para a disputa das oitavas de final e quartas de final, onde foi decisivo, apesar da eliminação da equipe de Tite.
E nove jogos após seu retorno da Copa do Mundo, Neymar deixou o jogo contra o Lille com um novo problema no tornozelo. Por conta de tantas recaídas e lesões na região, o Paris Saint-Germain opta por uma cirurgia afirmando que o craque sofreu com "vários episódios de instabilidade" na região com o objetivo de "evitar um grande risco de recorrência".
Apesar do contrato com o Paris Saint-Germain até 2027, Neymar vem sendo especulado para deixar o clube francês. Desde 2022, o Chelsea é um dos principais interessados na contratação do brasileiro, embora uma lesão que levará entre três a quatro meses de recuperação possa influenciar em uma decisão de mercado para um jogador que está com 31 anos de idade e que vem sofrendo constantemente com problemas.
Momento da lesão de Neymar contra o Lille (Foto: Franck Fife/AFP)