Neymar chega a sexta expulsão na carreira, a primeira na Seleção
Futebol|Do R7
A expulsão de Neymar na derrota da Seleção Brasileira para a Colômbia por 1 a 0, nesta quarta-feira, pela segunda rodada do Grupo C da Copa América, é inédita. Pelo menos do ponto de vista da equipe nacional. Na carreira, o atacante já acumula cinco cartões vermelhos em pouco menos de seis anos de profissional.
Curiosamente, o capitão e camisa 10 do Brasil nunca foi espulso pelo Barcelona, nas duas temporadas em que defende a equipe catalã. Até o momento, Neymar acumula 17 cartões amarelos desde que se transferiu para o futebol europeu.
As cinco expulsões anteriores na carreira de Neymar aconteceu quando defendia o Santos e se dividiu ao longo de três temporadas. A primeira aconteceu em 2010 em um clássico contra o Palmeiras pelo Campeonato Paulista. Já em 2011 foram duas: contra o Colo-Colo pela Libertadores, quando vestiu a máscara com sua cara, e contra o Atlético-MG pelo Brasileiro. A quarta aconteceu em 2012 contra o Grêmio também na Série A.A última, anterior a do duelo contra os colombianos, ocorreu no confronto contra a Ponte Preta, no Estadual de 2013.
Um fato liga todas as seis expulsões: em todas Neymar reclamou muito e teve, em alguns caso, relatos na súmula do comportamente acima do normal do principal jogador brasileiro na atualidade.
A expulsão contra a Colômbia, no entanto, pode ser a mais dolorosa de todas. Afinal, Neymar está previamente suspenso de dois jogos (pelo segundo amarelo e o vermelho direto). Por enquanto, Dunga só poderá contar com sua principal estrela apenas se o Brasil avançar até a fase semifinal. Mas o saldo pode ser pior, caso o julgamento da Conmebol amplie a pena pelo comportamento nervoso do capitão no último jogo.