Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Na luta contra o PSG pelo Campeonato Francês, Lens tem trabalho sólido e se permite sonhar com o 'impossível'

Clube é comandado por Franck Haise há quase três anos

Futebol|

Lance
Lance Lance

Promovido à Ligue 1 em 2020/2021, o Lens está na briga pelo título do Campeonato Francês apesar do pouco tempo na elite do país. Comandado por Franck Haise desde fevereiro de 2020, o clube vem fazendo um trabalho sólido, conquistando resultados expressivos e animando os apaixonados torcedores, principalmente após a surpreendente vitória sobre o PSG.

DA QUEDA AO ACESSO

Em 2014/2015, o Lens figurou na lanterna da Ligue 1 e foi rebaixado após uma campanha decepcionante. Foram muitos anos até o tão sonhado retorno à elite do futebol francês em 2020/2021. Promoção que aconteceu apenas devido a paralisação e encerramento do esporte no país devido a pandemia da Covid-19.

Ao invés de 38 rodadas, cada equipe da Ligue 2 fez apenas 28 partidas e o Lens conseguiu o acesso com 53 pontos e a vice-liderança na competição. Enquanto isso, Ajaccio, Troyes e Clermont encerraram o campeonato na 3ª, 4ª e 5ª colocações com 52, 51 e 50 pontos, respectivamente. Mas o processo que havia batido na trave em 2018/2019 saiu do papel.

Publicidade

Um dos principais nomes dessa reconstrução tem nome e sobrenome: Franck Haise. O treinador assumiu a equipe principal do Lens em fevereiro de 2020, pouco antes da paralisação do futebol em quase todo o mundo por conta da pandemia. O comandante fez apenas dois jogos na segunda divisão, mas teve 100% de aproveitamento e papel na promoção da equipe.

MELHOR ANO APÓS ANO

Publicidade

​No retorno à Ligue 1, o Lens foi uma das grandes surpresas do campeonato ao encerrar sua participação na 7ª colocação. Foram 15 vitórias em 38 jogos, além de 55 gols marcados contra 54 sofridos. Faltou pouco para que o clube conquistasse uma vaga para a recém criada Conference League.

Na última temporada, o clube também ocupou a 7ª posição ao fim do Campeonato Francês apesar de ter melhorado diversos quesitos. A equipe de Haise conquistou 17 vitórias, balançou as redes dos adversários 62 vezes e sofreu apenas 48 gols. No entanto, o clube não conseguiu, mais um ano, disputar um torneio da Uefa.

Publicidade

NÃO CUSTA SONHAR

Vencedor do Campeonato Francês em 1997/1998, o Lens pode sonhar com o bicampeonato, embora sejam outros tempos. No 100º jogo de Haise no comando do clube, a modesta equipe conquistou uma vitória por 3 a 1 sobre o Paris Saint-Germain e tem quatro pontos a menos que a potência dirigida por Christophe Galtier.

Desde que o PSG foi comprado pelo fundo do Qatar, Mônaco e Lille fizeram o "impossível" e conquistaram o troféu da Ligue 1. Mas na pior das hipóteses, o Lens tem tudo para fazer uma campanha muito acima em relação aos dois últimos anos e buscar uma vaga na tão sonhada Champions League.

Com um elenco marcado por joias e atletas mais experientes, o vice-líder do Campeonato Francês atuou no mercado em busca de contratações de peças importantes, como Openda, contratado junto ao Club Brugge, e Claude-Maurice, emprestado pelo Nice. Ambos marcaram gols contra o Paris Saint-Germain e vem sendo peças chaves.

Além disso, a equipe de Haise é marcada por ser consistente defensivamente, visto que sofreu apenas 11 gols em 17 partidas disputadas e possui a melhor defesa da competição. Com solidez e eficiência, o Lens não está onde está por acaso, mas é fruto de um projeto esportivo que já está dando resultados.

Lens x PSG
Lens x PSG Lens x PSG

Franck Haise comandou a festa da vitória do Lens sobre o PSG (FRANCOIS LO PRESTI / AFP)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.