Mau sinal? Desde 2004, futebol carioca não tinha início tão fraco no BR
Futebol|Do R7
O início decepcionante dos cariocas Brasileirão despertou o alerta para lembranças não muito agradáveis para o Rio de Janeiro. Com apenas uma vitória, três empates e três derrotas nas duas primeiras rodadas, Flamengo, Fluminense e Vasco só conseguiram ter um rendimento superior ao ano de 2004.
A diferença é que naquela edição, os quatro clubes disputaram a elite do futebol. Ao contrário de 2015, quando ao menos o Fluminense conseguiu vencer o Joinville na primeira rodada, ninguém conseguiu vencer. Porém, outro carioca sofreu uma goleada pelo mesmo placar que o Tricolor das Laranjeiras levou do Atlético-MG, neste domingo: o Botafogo, que caiu por 4 a 1 para o Goiás em sua estreia em 2004. O Glorioso que, à época, voltava à elite, ainda perdeu o jogo da segunda rodada, por 2 a 0, para o Santos
Assim como acontece com o Vasco nesta edição, duas equipes iniciaram 2004 com empates. E uma delas ainda repetiu o feito Cruz-Maltino contra Goiás e Figueirense: o Flamengo não saiu do 0 a 0 com Grêmio e Ponte Preta. Já o Fluminense começou sua caminhada em 2004 empatando em 3 a 3 com o Paysandu e em 1 a 1 com o Coritiba.
O início com uma derrota e um empate, campanha do Flamengo, que caiu por 2 a 1 para o São Paulo e ficou no 2 a 2 com o Sport - marcou o retrospecto inicial do Vasco. A equipe de São Januário estreou em 2004 com derrota por 1 a 0 para o Criciúma e empate em 1 a 1 com o Atlético-MG.
Alheio à situação dos cariocas na Série A, o Botafogo segue voando na Série B. Já foram duas vitórias, por 1 a 0 sobre o Paysandu e 4 a 1 sobre o CRB.