Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Matemático revela pontuação para o Botafogo se classificar à Libertadores

Ao LANCE!, Tristão Garcia, do Infobola, afirma que Botafogo precisa de 'campanha de campeão' para chegar à Libertadores

Futebol|

Lance
Lance Lance

Com a recente boa fase no Brasileirão, o Botafogo mudou o foco para uma vaga em competições internacionais e traz a calculadora à tona para fazer contas por uma possível vaga na Taça Libertadores do ano que vem.

+ Presidente do Botafogo revela que Textor tentou contratar Pedro, do Flamengo

A missão não é nada fácil. Ao LANCE!, o matemático Tristão Garcia, dono do Infobola, site especializado em cálculos de chances e estatísticas dos times brasileiros, passou um "número mágico" para o Alvinegro ficar no G6, zona que vai garantir uma vaga direta para a Taça Libertadores.

- É difícil, viu? Porque muitos outros times estão adiantados e na frente. Mas 61 pontos te garante entre os seis primeiros colocados, quase certo isso. Mas confunde muito a cabeça das pessoas porque abrir mais vagas, o Flamengo se vencer os dois campeonatos (Copa do Brasil e Libertadores) dá mais vagas, o Corinthians também... É provável que tenhamos seis vagas diretas - afirmou.

Publicidade

Como três clubes que estão no G6 participam das finais da Copa do Brasil e Libertadores, a tendência é que mais duas vagas sejam abertas para o Campeonato Brasileiro. O cálculo para garantir uma vaga via G8 é um pouco menor.

- Não calculei para G8, mas é mais ou menos 50% do total de pontos (do Brasileirão). Então, isso dá 58 pontos. É aproximado. G8 é para fazer metade dos pontos. O Botafogo está muito atrasado, perdeu muito tempo. É difícil voltar para a Libertadores depois que teve uma situação de risco, mesmo que pequena - completou Tristão.

Publicidade

Todos os jogos precisam ser encarados como 'finais', mas Tristão deu a letra sobre qual é a partida mais importante para o Botafogo nesta fase: contra o Atlético-MG, no Mineirão, na 36ª rodada.

+ Botafogo cogita Adidas como fornecedora para o uniforme; John Textor deseja 'padronizar' clubes

Publicidade

- Tem que perseguir os mineiros. Abaixo não adianta olhar. O Botafogo está buscando a última vaga. O jogo contra o Atlético-MG é preciso ganhar, mas antes tem outros compromissos. Tem que fazer uma campanha de campeão, coisa de dois pontos por jogo. O Bragantino não pode ser adversário do Botafogo, tem que olhar para cima. O América e o Atlético estão mais perto - classificou.

De acordo com o exposto pelo matemático, o Botafogo precisa de 18 pontos em 24 pontos possíveis para garantir o G6 e 15 para o G8. Isso dá, respectivamente, 75% e 62,5% de aproveitamento. O atual número do Glorioso é de 46,2%.

- É fazer o que o Palmeiras faz o campeonato inteiro, mas em sete jogos. É planejamento, o campeonato de pontos corridos é muito longo. É para fazer campanha de campeão - finalizou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.