Lesão de Neymar é a mesma de Dudu, do Palmeiras? Veja detalhes da cirurgia
Alexandre Guedes, ortopedista do esporte e cirurgião, explicou o processo de recuperação do craque brasileiro
Futebol|Do R7
Neymar adicionou mais uma lesão à sua extensa lista de complicações médicas. Porém, essa é a primeira vez que o camisa 10 da Seleção Brasileira lesiona o joelho, contusão semelhante à sofrida por Dudu, atacante do Palmeiras (relembre o caso).
Profissionais especializados evitam fazer comparações simples a respeito dos incidentes pela falta de acesso aos dois casos. No entanto, é possível analisarmos semelhanças, já que ambas se tratam de rompimentos de ligamento cruzado anterior e menisco. A reportagem do Lance! entrou em contato com o Dr. Alexandre Guedes, ortopedista do esporte e cirurgião, que comentou o procedimento cirúrgico, tempo de recuperação e risco de reincidência.
Qual o período de recuperação?
- Compreendo a importância da recuperação cuidadosa após uma cirurgia, incluindo fisioterapia e fortalecimento muscular. No caso do Neymar, com sua estrutura física privilegiada, é possível que ele tenha uma recuperação mais rápida, mas ainda assim deve seguir o prazo de 5 a 6 meses.
Como funciona a cirurgia? É um procedimento de risco?
- A cirurgia consiste em retirar o ligamento cruzado anterior lesionado e regularizar a lesão meniscal. O ligamento lesionado é substituído por um enxerto de tendão retirado do próprio paciente. É uma cirurgia feita por vídeo e com risco mínimo.
Existe risco de reincidência?
- O risco de reincidência geralmente é maior nos primeiros dois anos após a cirurgia, mas diminui com o tempo. Alguns estudos sugerem que o risco de uma nova lesão no LCA após a reconstrução pode variar de 3% a 25% ou mais, dependendo dos fatores mencionados acima.
Exames realizados na quarta-feira (18) constataram que Neymar rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e o menisco. O atacante do Al-Hilal, da Arábia Saudita, precisará passar por cirurgia, com data ainda a ser confirmada, e a previsão é de que ele fique afastado por até 12 meses dos gramados.
O atacante sofreu uma entorse no joelho aos 43 minutos do primeiro tempo do duelo contra o Uruguai, após dividida com De la Cruz, em partida válida pela quarta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo.
Em nota divulgada nas redes sociais, o clube saudita lamentou o ocorrido e prestou apoio ao jogador.
- Os exames médicos realizados por Neymar confirmaram a lesão do ligamento cruzado anterior e ruptura do menisco do joelho. Ele será submetido a uma cirurgia e depois a um programa de tratamento que será determinado posteriormente. Volte mais forte, Neymar! - publicou a equipe.
Ainda não se sabe a data da cirurgia do jogador, mas isso deve ser resolvido nos próximos dez dias. O Al-Hilal decidirá onde a cirurgia deve ocorrer, mas os prováveis locais são Brasil e Europa.
CONFIRA TODAS AS LESÕES DE NEYMAR PELA SELEÇÃO BRASILEIRA