Futebol La Liga busca conseguir vaga extra para a próxima Champions League

La Liga busca conseguir vaga extra para a próxima Champions League

Primeira divisão espanhola é superada pela Série A italiana, Bundesliga alemã e Premier League inglesa

Lance
Lance

Lance

Lance

As oitavas de final da Liga dos Campeões vão começar com a La Liga sendo a protagonista. Quatro equipes espanholas estão entre os 16 melhores times da principal competição continental, sendo eles: Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid e Real Sociedad. Os demais clubes são: Bayern de Munique, Borussia Dortmund e RB Leipzig, da Alemanha; Inter de Milão, Napoli e Lazio, da Itália; Arsenal e Manchester City, da Inglaterra; PSG, da França; Porto, de Portugal; PSV, da Holanda e por último o Copenhagen, da Dinamarca.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Porém, os times espanhóis devem ter um bom desempenho nas outras duas competições continentais: Liga Europa e Liga de Conferência, onde o Villarreal espera um rival nas oitavas e o Betis tem que disputar o playoff contra o Dinamo Zagreb, respectivamente, para conseguirem um prêmio na próxima temporada. 

Em 2024/25, a Liga dos Campeões mudará de regulamento, passando de 32 para 36 equipes. Dessas quatro equipes adicionadas, duas chegarão através dos dois países com melhores rankings da Uefa na temporada de 2023/24. Sendo assim, aqueles cujos clubes têm o melhor desempenho entre: Liga dos Campeões, Liga Europa e, Liga de Conferência, vão introduzir mais um representante na Champions do próximo ano.

É ASSIM QUE ESTÁ O RANKING DA UEFA HOJE

1 - Itália: 14.000 pontos 2 - Alemanha: 13.642 pontos 3 - Inglaterra: 13.625 pontos 4 - Espanha: 12.687 pontos

Por agora, a quinta vaga seria de um clube da Alemanha e outro de Itália, que com 14.000 e 13.642 pontos, respectivamente, superam a Inglaterra, que obtém 13.625 e a Espanha, com 12.687 unidades ganhas. No momento, o quinto colocado da Bundesliga, que é o RB Leipzig, e da Série A, o Bologna, disputariam a Liga dos Campeões de 2024/25.

COMO É FEITO O CÁLCULO DE CLASSIFICAÇÃO

Para calcular a classificação de um país, todos os pontos conquistados pelas equipes são somados, e divididos pelo número de clubes que representaram esse Estado em competições europeias naquela temporada. No caso da Espanha, é penalizado pela eliminação precoce do Osasuna na Liga de  Conferência e também do Sevilla na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os pontos somados por todas as equipes são divididos em oito, apesar dos Rojillos e dos Rojiblancos quase não terem somado.

Por outro lado, a Premier League tem duas equipes que já estão fora de todas as competições: o Manchester United e o Newcastle United, que não poderão somar mais. O mesmo acontece com o Union Berlin, na Alemanha, que terminou em quarto lugar no seu grupo na Liga dos Campeões.

Roma e Milan vão disputar os playoffs de acesso às oitavas de final da Liga Europa contra o Feyenoord, da Holanda e o Stade Rennes, da França, respectivamente, assim como o Freiburg, da Alemanha, que enfrenta o Lens, da França. Na Liga de Conferência, o Eintracht Frankfurt, também da Alemanha, precisa passar para as oitavas de final, onde enfrenta o Union Saint Gilloise, da Bélgica.

Nas oitavas de final da Liga Europa e da Liga de Conferência, estão quatro equipes da Inglaterra: West Ham, Brighton, Liverpool e Aston Villa. Duas da Itália: Atalanta e Fiorentina, uma da Alemanha: Bayer Leverkusen, e outra da Espanha: Villarreal. Mas tudo pode mudar entre agora e maio.

ESSE É O SISTEMA DE DIVISÃO DE PONTOS

2 pontos por cada vitória na fase de grupos de qualquer uma das três competições. 1 ponto para cada vitória em partidas de qualificação ou playoff em qualquer uma das três competições. 1 ponto por cada empate na fase de grupos de qualquer uma das três competições. 0,5 ponto para cada empate nas eliminatórias ou playoffs em qualquer uma das três competições. 4 pontos por participação na fase de grupos da Liga dos Campeões. 4 pontos por passar da fase de grupos da Liga dos Campeões. 4 pontos pela vitória no grupo da Liga Europa. 2 pontos se terminar em segundo no grupo da Liga Europa. 2 pontos por vencer o grupo da Conference League. 1 ponto por terminar em segundo lugar no grupo da Conference League. 1 ponto para cada clube e cada rodada das oitavas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa. 1 ponto para cada clube e cada rodada a partir das semifinais da Liga Conferência.
Últimas