Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jogo entre Fluminense e Olimpia pode não acontecer no Maracanã por conta do gramado?

Conmebol fará inspeção no estádio nesta terça-feira (22)

Futebol|

Lance
Lance Lance

Por conta dos dois jogos realizados no Maracanã no último fim de semana, a discussão em relação ao estado do gramado voltou a ser tema central às vésperas da partida entre Fluminense e Olimpia, pelas quartas de final da Libertadores, nesta quinta, às 21h30.

Nesta terça-feira (22), a Conmebol assumirá o estádio e realizará inspeções e relatórios sobre o local. Mas a entidade pode barrar o duelo do Maracanã? O Tricolor precisará encontrar uma nova casa para enfrentar a equipe paraguaia por conta do campo? O Lance! responde essas perguntas.

A Conmebol não pode interditar o Maracanã. Mas, no Manual de Clubes, a entidade explica o que pode acontecer caso a inspeção em relação ao gramado não seja favorável a realização do confronto no local. Segundo o artigo 4.3.1.2, uma recomendação pode ser feita sobre uma mudança no mando de campo, mas o Fluminense também poderia ser multado.

- Caso o resultado das visitas técnicas, bem como dos informes dos oficiais de partida da CONMEBOL (árbitros e delegados), sejam desfavoráveis, constituirão documento de entrada para possíveis retenções econômicas quanto ao pagamento dos direitos de participação, abertura de processo disciplinar e/ou pedido de indicação de um novo estádio para exercer o mando de campo.

Publicidade

Baseado no artigo 4.2.1.1, os clubes também podem solicitar uma transferência de suas partidas, mas alguns protocolos devem ser seguidos. Em caso de uma mudança para atuar dentro de um raio de 50 km da cidade do jogo de origem, o Fluminense teria que ter feito esse pedido com até 10 dias de antecedência. Caso o raio de distância seja maior, o Tricolor deveria ter feito o pedido com até 15 dias de antecedência.

No entanto, a Conmebol também aceita mudanças de locais de jogos em casos excepcionais, como seria o do Time de Guerreiros caso a entidade recomendasse uma mudança por conta do gramado do Maracanã. Lembrando que a entidade ainda fará uma inspeção em relação ao campo da partida.

Publicidade

- Caso a CONMEBOL autorize excepcionalmente pedidos de transferência de partidas que não cumpram com o prazo estabelecido nos itens I) e II), será devido o Pagamento de uma taxa à CONMEBOL de pelo menos USD 7.000 para cobrir custos operacionais relativos à mudança do lugar da partida, logística e eventual visita de inspeção e pagamentos adicionais referentes à produção de TV; bem como os gastos adicionais nos quais o Clube Visitante tenha incorrido em consequência de tal modificação. Nesse caso, os clubes visitantes deverão solicitar, em um prazo peremptório de 30 dias contados a partir do dia seguinte à data estipulada, para a partida à Unidade Disciplinar, a compensação pelos gastos adicionais incorridos. Após o vencimento desse prazo, prescreve a possibilidade de solicitação pelo clube.

O Fluminense já vendeu todos os ingressos para o duelo contra o Olimpia, o que dificulta uma mudança no campo de jogo por conta da logística para os torcedores. Recentemente, a Conmebol abriu um Expediente Disciplinar contra o Flamengo por conta do estado do gramado nas oitavas de final, o que pode resultar em uma multa para o Rubro-Negro. E o mesmo pode acontecer com o Tricolor.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.