Futebol Invicto em Brasília desde 2016, Flamengo tem retrospecto favorável contra argentinos na Libertadores

Invicto em Brasília desde 2016, Flamengo tem retrospecto favorável contra argentinos na Libertadores

Em sete jogos como mandante, Rubro-Negro nunca perdeu para clubes do país vizinho na história do torneio. Vitória ou empate com Defensa y Justicia garante classificação

Lance
Lance

Lance

Lance

Se não bastasse a vantagem no placar, a torcida do Flamengo pode se agarrar aos números para ter uma dose a mais de confiança para o jogo de volta das oitavas de final da Libertadores, nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Mané Garrincha. Dois históricos importantes dão noção do retrospecto favorável rubro-negro para enfrentar o Defensa y Justicia.

+ Com retorno de dupla titular, Flamengo se reapresenta e treina de olho na Libertadores

O primeiro, mais recente, diz respeito ao palco da partida: o Flamengo não perde no Mané Garrincha há mais de cinco anos. A última derrota foi em junho de 2016: um 2 a 1 sofrido contra o Palmeiras, no jogo que ficou marcado pela expulsão do zagueiro César Martins ao "defender" uma bola em cima da linha.

Desde então, são 10 vitórias e quatro empates em 14 jogos - um aproveitamento de 81%. Vale lembrar também os dois títulos conquistados no estádio: a Supercopa do Brasil de 2020 e de 2021. Se mantiver a sequência invicta com nova vitória ou empate, o Rubro-Negro garante vaga nas quartas de final do torneio continental.

+ Flamengo concretiza a 11ª saída de jogador em 2021; veja a lista e os próximos da barca

Flamengo - Supercopa do Brasil

Flamengo - Supercopa do Brasil

Lance

Flamengo conquistou a Supercopa em Brasília (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Outro retrospecto favorável do Flamengo é o histórico contra clubes argentinos. Na história da Libertadores, o Rubro-Negro disputou 15 jogos contra equipes do país vizinho, com sete vitórias, seis empates e apenas duas derrotas. No total, foram 27 gols marcados e 16 sofridos.

Como mandante, o histórico contra os "hermanos" na Libertadores é ainda melhor: quatro vitórias, três empates e nenhuma derrota. Apesar da eliminação para o Racing em pleno Maracanã, em 2020, o Flamengo nunca perdeu para um clube argentino no Brasil na história da competição. Se conseguir manter o feito contra o Defensa y Justicia, a classificação está garantida.

Flamengo como mandante contra argentinos na Liberta:

1982 - Flamengo 4 x 2 River Plate (Maracanã)
1991 - Flamengo 2 x 1 Boca Juniors (Maracanã)
2012 - Flamengo 3 x 0 Lanús (Engenhão)
2017 - Flamengo 4 x 0 San Lorenzo (Maracanã)
2018 - Flamengo 2 x 2 River Plate (Engenhão)
2020 - Flamengo 1 x 1 Racing (Maracanã)
​2021 - Flamengo 0 x 0 Vélez Sarsfield (Maracanã)

+ Caminho até Montevidéu: veja o chaveamento da Libertadores

Com 1-0 de margem no placar, o Rubro-Negro reencontra o Defensa y Justicia na próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília). A equipe se garante na próxima fase com qualquer vitória ou empate. Caso o Defensa devolva o 1 a 0, o confronto será definido nos pênaltis. Qualquer outro triunfo dos argentinos elimina o time brasileiro.

Últimas