Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Há 94 anos, nascia Adhemar Ferreira da Silva, homenageado com duas estrelas no escudo do São Paulo

Bicampeão olímpico e recordista mundial do salto triplo, Adhemar ganhou homenagem do São Paulo, tendo representado seus recordes em estrelas douradas no escudo do clube

Futebol|

Lance
Lance Lance

Dia 29 de setembro de de 1927, há exatos 94 anos, nascia Adhemar Ferreira da Silva, um ídolo do esporte brasileiro e também do São Paulo. As façanhas do atleta ainda hoje são lembradas pelo clube do Morumbi, que tem diversas homenagens 

Filho de um ferroviário e de uma dona de casa, ele adorava futebol, mas tinha de trabalhar para ajudar no sustento da família. Chegou ao São Paulo em 1946, onde fez ginástica, passou por uma série de corridas de 100, 200 e mil metros, saltou em distância, em altura e fez uma prova de revezamento, mas se, ganhar destaque.

No ano seguinte, Adhemar fez o primeiro salto de sua vida e despertou a atenção do técnico, que o mandou repetir o pulo e saltou 12,8m. A primeira Olimpíada de Adhemar foi a de 1948, em Londres. Em 1952, na Olimpiada de Helsinque, foi campeão, conseguindo o bicampeonato no ano de 1956, na Olimpíada de Melbourne. A primeira foi como atleta do São Paulo e a outra do Vasco.

CONFIRA A TABELA ATUALIZADA E SIMULE OS JOGOS DO BRASILEIRÃO DE 2021!

Publicidade

Homenagem do São Paulo no escudo e uniforme em 2016

Sendo um atleta do São Paulo e conseguindo diversas conquistas, o Tricolor resolveu homenageá-lo, colocando duas estrelas douradas em seu escudo. Elas representam os recordes mundiais obtidos por ele nos Jogos Olímpicos de 1952 e Panamericanos de 1955.

O São Paulo também homenageou Adhemar em 2016, com um terceiro uniforme amarelo. O uniforme era amarelo com detalhes em preto e vermelho, encontrados também no calção e nas meias. Adhemar morreu em 12 de janeiro de 2001, quando tinha 74 anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.