Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Há 85 anos, Santos e Internacional se enfrentavam pela primeira vez

Amistoso em 1935, em Porto Alegre, foi o primeiro encontro entre as equipes; duelo é marcado por retrospecto equilibrado

Futebol|

Lance
Lance Lance

No dia 12 de maio de 1935, acontecia pela primeira vez um dos duelos mais equilibrados do futebol brasileiro. Internacional e Santos enfrentaram-se em amistoso disputado no Estádio dos Eucaliptos, em Porto Alegre, e o 1 a 1 no confronto inicial foi a premissa de um equilíbrio que perdura até hoje.

Peixe e Colorado enfrentaram-se 76 vezes ao longo da história, com 27 vitórias para cada lado e 22 empates. As duas equipes também empatam em gols marcados no confronto, 94 pra cada lado.

Primeiro jogo

1935 marcou o retorno do primeiro grande ídolo do futebol brasileiro, Arthur Friedenreich, ao Santos. “El Tigre” havia feito uma partida com a camisa santista cinco anos antes, em um amistoso em que o Alvinegro Praiano venceu o Atlético Tucumán, da Argentina, por 4 a 1, mas o atacante não balançou as redes.

Publicidade

Contra o Internacional, naquele 12 de maio, o Peixe saiu na frente logo aos oito minutos de partida. E por ironia do destino, o primeiro gol marcado pelo Santos sobre o Colorado foi anotado por Sacy, que, salvo a grafia diferente, corresponde ao mascote do Internacional. O jogador, inclusive, foi o artilheiro santista naquela temporada, 15 gols. No entanto, o clube gaúcho empatou com Mancuso aos 14 do segundo tempo.

O Peixe, treinado por Bilu, foi a campo com: Cyro; Neves e Badu (Iracino); Marteletti, Ferreira e Jango; Sacy, Moran, Mário Seixas, Friedenreich e Junqueira (Paulinho).

Publicidade

Na semana seguinte, no mesmo Estádio dos Eucaliptos, Friedenreich balançou as redes pela primeira e única vez com o manto alvinegro, na derrota do Peixe por 3 a 2 contra o Grêmio.

O ano de 1935 foi especial pra história do Santos, pois marcou a primeira conquista de Campeonato Paulista da equipe, no dia 17 de novembro, ao bater o Corinthians por 2 a 0, no Parque São Jorge.

Publicidade

Retrospecto atual

Assim como o primeiro jogo, as últimas partidas entre Santos e Internacional demonstram o reflexo natural do confronto. Em 2019, as duas equipes enfrentaram-se duas vezes, ambos os jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, os dois por 0 a 0.

A última partida com vencedor aconteceu no dia 10 de junho de 2018, quando o Colorado bateu o Peixe, em plena Vila Belmiro, por 2 a 1, pelo primeiro turno do Brasileirão. Já o triunfo santista mais recente ocorreu no dia 28 de setembro de 2016, vitória por 2 a 1, no Urbano Caldeira, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, onde o Inter levou a melhor, vencendo por 2 a 0, no Beira Rio, no duelo de volta, e ficou com a classificação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.