Gustavo supera companheiros e fecha 2019 na artilharia do Timão
Atacante marcou 14 gols ao longo da temporada e deixou Boselli e Vagner Love para trás no ranking de goleadores do Corinthians na temporada
Futebol|Do R7
Após passagem de sucesso pelo Fortaleza, em 2019, Gustavo voltou ao Corinthians com outro status em relação a sua primeira passagem pelo clube, em 2016, quando foi contestado e acabou liberado para procurar outro destino. A temporada do Timão não atingiu as expectativas, mas a aposta no centroavante acabou tendo seu valor e ele terminou o ano como artilheiro do time, superando a forte concorrência de Vagner Love e Boselli.
Veja mais: Neymar, Thiago Neves e outros: as polêmicas do futebol no ano de 2019
Leia também
Corinthians tem pior temporada como mandante no Itaquerão
Sede de vingança: todos os carrascos do Corinthians estão na Liberta
Coelho vê 'objetivo cumprido' e diz que volta ao sub-20 do Corinthians
Pela 1ª vez na história, Libertadores terá quatro grandes clubes paulistas
Nos últimos dois anos, Corinthians vive drama longe de Itaquera
O começo de 2019 de Gustagol foi extremamente promissor e avassalador, com sete gols nas dez primeiras partidas oficiais do ano, incluindo Copa do Brasil, Campeonato Paulista e Copa Sul-Americana. Depois disso, porém, começou a oscilar e nas 47 partidas seguintes marcou apenas quatro tentos, o que o fez perder a titularidade e ver os concorrentes crescerem.
Vagner Love, por ter mais facilidade de jogar fora da área e ajudar na marcação, ganhou mais espaço com Fábio Carille, mas durante a temporada conseguiu anotar 11 gols em 59 jogos oficiais, 40 deles como titular. Foi dele o tento que deu o título paulista ao Corinthians em final contra o São Paulo, na Arena. A verdade, porém, é que apesar de ter bons centroavantes, o setor ofensivo corintiano não funcionou como deveria em 2019.
Boselli, que chegou como reforço de peso no início do ano, não caiu nas graças de Carille, mesmo diante de apelos de torcedores, o argentino não tinha espaço e era prejudicado pelo esquema que o técnico trabalhava. Mesmo assim, ele conseguiu marcar dez gols em 45 jogos oficiais, 28 deles como titular, e foi o artilheiro do time no Brasileirão, com sete gols na competição.
Veja mais: Quase lá! Libertadores 2020 já tem 39 times confirmados. Veja todos
Praticamente empatado com Love e Boselli na artilharia do ano, Gustagol reagiu na reta final do Brasileirão. Nas últimas quatro rodadas, marcou três gols (Avaí, Ceará e Fluminense) e pulou para 14 tentos somando toda a temporada, em que atuou em 54 partidas, 24 delas como titular do ataque do Timão. Dessa forma, terminou o Brasileirão com cinco gols, dividindo a vice-liderança da artilharia do time no campeonato justamente com Vagner Love.
Em sua conta oficial no Instagram, Gustavo postou o vídeo de seu gol diante do Fluminense, no último domingo, no encerramento do Brasileirão e agradeceu pela temporada que passou que, segundo ele, terminou da mesma forma que começou: com gols. Veja o que escreveu o centroavante em sua rede social.
"Assim comecei e assim terminei, graças a Deus mais uma temporada se encerra. Obrigado a todos meus companheiros, obrigado a todos torcedores, obrigado Senhor por esse ano maravilhoso. Bora renovar as energias pra voltar 2020 com tudo", declarou o camisa 19 do Corinthians.
Veja mais: Goleiro Cássio, do Corinthians, terá livro contando sua trajetória
Já de férias, Gustagol se apresenta em janeiro ao clube para iniciar a preparação para a temporada 2020, que terá no banco de reservas o técnico Tiago Nunes, contratado para modificar a forma de o time jogar. O centroavante deve embarcar para os EUA com a delegação corintiana que disputa a Florida Cup no primeiro mês do ano que vem.
Veja alguns dos números citados no texto acima:
Gols na temporada 2019:
Gustavo - 14 gols em 54 jogos oficiais (24 como titular) - 0,26 gol por jogo
Vagner Love - 11 gols em 59 jogos oficiais (40 como titular) - 0,19 gol por jogo
Boselli - 10 gols em 45 jogos oficiais (28 como titular) - 0,22 gol por jogo
Gols no Brasileirão-2019:
Boselli - 7 gols em 22 jogos (16 como titular) - 0,32 gol por jogo
Gustavo - 5 gols em 25 jogos (9 como titular) - 0,2 gol por jogo
Vagner Love - 5 gols em 28 jogos (18 como titular) - 0,18 gol por jogo
Curta a página do R7 Esportes no Facebook
Depois do Brasileirão, qual será a realidade de cada time para 2020?