Força em casa e solidez defensiva: os trunfos do Botafogo para manter sequência de vitórias no Brasileirão
Alvinegro tem motivos para acreditar que boa fase vai se prolongar no segundo turno
Futebol|Do R7
O Botafogo está embalado no Campeonato Brasileiro. Líder isolado da competição, com 12 pontos de vantagem para o vice-líder, e dono da melhor campanha na história dos pontos corridos. É difícil enxergar problemas na trajetória alvinegra até o momento.
A pergunta que fica no ar é: o Botafogo conseguirá manter a boa fase até o fim? Se depender de dois fatores, a resposta é: SIM!
+ ANÁLISE: Botafogo vence no ‘piloto automático’ e reforça protagonismo no Brasileirão
A força do Nilton Santos
Um dos principais trunfos da campanha do Botafogo no Brasileirão é a força dentro de casa. Até o momento, ninguém conseguiu tirar pontos do Alvinegro no Nilton Santos: são oito vitórias em oito jogos. Os 100% de aproveitamento, é claro, tornam o clube o melhor mandante do campeonato.
As vítimas até aqui incluem rivais cariocas e gigantes do futebol brasileiro: São Paulo, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, América-MG, Fortaleza, Vasco e Red Bull Bragantino.
+ Entenda a inspiração para a bandeira do Botafogo com mascote usando binóculo
Com sua melhor média de público no Brasileirão nos últimos anos, o Botafogo aposta na força da torcida para manter o desempenho no Nilton Santos. Com 11 jogos restantes como mandante, o clube pode chegar a 72 pontos na tabela sem depender de qualquer resultado como visitante.
Como furar a defesa alvinegra?
Com apenas sete gols sofridos em 15 jogos, o Botafogo tem a melhor defesa do Brasileirão. A solidez já existia com Luís Castro e se manteve durante a curta passagem de Cláudio Caçapa.
O último gol sofrido pelo Botafogo no Brasileirão foi há mais de 40 dias, na derrota para o Athletico-PR, na Arena da Baixada. Desde então, são seis rodadas sem ser vazado. As boas atuações de Adryelson, Cuesta e Lucas Perri contribuem para os números, mas não são a única explicação.
+ Valeu, Caçapa! Veja números, destaques e lances da passagem do técnico pelo Botafogo
- O segredo desse time é a solidariedade, a união. É o "sofrer junto", contra o Grêmio nós também sofremos juntos. Isso é o grande ponto forte deles, eles detestam tomar gol. Tem que ser assim, tem que detestar tomar gol - analisou Cláudio Caçapa, após a vitória sobre o Red Bull Bragantino.
E quando o Botafogo junta os dois trunfos?
A força como mandante e solidez defensiva, quando combinadas, produzem uma estatística impressionante: o Botafogo está há 705 minutos sem sofrer gols em casa no Brasileirão.
A última - e única - vez que Lucas Perri foi buscar uma bola na rede do Nilton Santos foi aos 15 minutos da primeira rodada, contra o São Paulo.