Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fluminense venceu três dos últimos 15 jogos fora do Rio; derrota pode complicar situação na Sul-Americana

Tricolor teve 21 gols sofridos e nove marcados nas últimas vezes que atuou longe de casa e perdeu a liderança do grupo após derrota para o Junior Barranquilla

Futebol|

Lance
Lance Lance

Talvez o título do Campeonato Carioca e a estreia com vitória na Sul-Americana tenham dado uma sensação de mudança no Fluminense. Mas a derrota por 3 a 0 para o Junior Barranquilla (COL) na segunda rodada da fase de grupos mostrou que o time ainda tem um longo caminho a percorrer em busca de mais estabilidade para atravessar a temporada. Sem criatividade, transição ou boa marcação, o Tricolor viveu noite para se esquecer no Estádio Metropolitano, na Colômbia, e evidenciou também um problema que já é antigo: a dificuldade de vencer fora do Rio de Janeiro.

O Campeonato Carioca, por motivos óbvios, mascarou um pouco desse cenário. Mas é importante lembrar que se não fosse pela força no Maracanã, o Fluminense provavelmente não teria se classificado para a Libertadores em 2021. A equipe foi apenas a 14ª melhor mandante no Brasileirão, perdendo as últimas seis partidas fora de casa na competição.

Se o recorte for para os últimos 15 jogos longe de sua casa, o Tricolor só bateu o Millonarios (COL) na segunda fase da Libertadores, Athletico-PR na 27ª rodada do Campeonato Brasileiro e Chapecoense na 19ª. Nas outras partidas, foi derrotado pelo Junior Barranquilla, Olimpia (PAR) na eliminação no torneio continental, além dos jogos do ano passado com Bahia, Atlético-MG (duas vezes), Juventude, Grêmio, Ceará, Santos e Corinthians. Houve ainda empates com Cuiabá e Barcelona de Guayaquil (EQU).

Veja a tabela da Sul-Americana

Publicidade

Há outro ponto a se observar. Foram 21 gols sofridos e apenas nove marcados ao longo dessas partidas. Seja com Marcão em 2021 ou Abel Braga em 2022, o time ainda não entregou atuações convincentes quando sai do Rio. Mesmo na vitória diante do Millonarios, o Fluminense sofreu, teve um pênalti defendido por Fábio após um péssimo primeiro tempo, mas conseguiu a virada. Nessa Sul-Americana, o time ainda terá duas partidas cruciais na Argentina e na Bolívia para tentar se manter vivo no torneio.

Com o resultado, o Flu cai para o terceiro lugar do Grupo H, com três pontos. Unión Santa Fe (ARG) lidera com quatro, empatado com o Junior, segundo colocado. O Oriente Petrolero (BOL) é o lanterna, com zero. Agora, o Fluminense volta as atenções novamente para o Brasileirão. No sábado, visita o Cuiabá às 21h. No meio de semana, a equipe jogará pela Copa do Brasil. A estreia na terceira fase será diante do Vila Nova, em casa, terça-feira, às 21h30.

Publicidade

SITUAÇÃO COMPLICADA

É claro que ainda é a segunda rodada das seis da fase de grupos, mas o Fluminense já consegue projetar uma situação bastante complicada pela frente. Com a vitória, o Junior Barranquilla se torna o grande favorito do grupo, ficando em segundo, mas com os mesmos quatro pontos do Unión Santa Fe (ARG), com quem empatou na estreia fora de casa.

Publicidade

Isso significa que, caso o Junior vença os outros dois duelos que ainda faz na Colômbia, chegará aos dez pontos. No entanto, a equipe ainda enfrentará o Oriente Petrolero, que é o time mais fraco dessa chave, também na Bolívia. Se der a lógica dentro deste cenário, o Fluminense precisará vencer os outros dois jogos no Maracanã, bater o Petrolero fora de casa, além de pontuar contra o Unión Santa Fe.

Se o Tricolor sair da Argentina com um empate, a decisão ficaria para o saldo de gols. A derrota pelo expressivo placar de 3 a 0 pode pesar também neste caso. O cenário ainda é bem inicial, mas mostra que o Flu não pode relaxar em nenhum momento. Apenas o líder do grupo avança para as oitavas de final.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.