Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Fluminense tem grupo de jogadores com minutagem alta em campo e evidencia desgaste recente na temporada

Com desempenho ruim nas últimas partidas, time comandado por Fernando Diniz vem sofrendo com lesões na temporada

Futebol|Do R7


Lance
Lance

Após um excelente início de temporada, o Fluminense preocupa seus torcedores às vésperas do duelo decisivo contra o Flamengo pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Por conta de lesões e suspensões, Fernando Diniz não possui o elenco completo para o confronto desta quinta-feira, às 20h (horário de Brasília).

Felipe Melo, que recebeu um cartão vermelho no jogo de ida, Keno, que se recupera de uma lesão muscular sofrida no duelo contra o River Plate, e Alexsander, com uma lesão no joelho esquerdo, são ausências que exigirão mudanças. Além disso, Marcelo não atua há quatro partidas, desde que sentiu um desconforto na panturrilha ainda na etapa inicial do jogo de ida contra o Rubro-Negro pela Copa do Brasil.

+ Confira a tabela de classificação do Brasileirão e os próximos jogos

Na atual temporada, o torcedor tricolor sabe a escalação ideal de seu time na ponta da língua devido as poucas mudanças realizadas por Fernando Diniz na equipe titular. No entanto, o elenco curto e pouco profundo faz com que um grupo de atletas tenha uma minutagem muito grande de jogo, o que pode evidenciar um certo desgaste e, consequentemente, lesões musculares.

Publicidade

Até aqui, o Tricolor das Laranjeiras fez 30 partidas. Fábio foi quem mais vezes foi a campo (28). Atrás do goleiro tem Germán Cano, Jhon Arias e Nino, com 27 confrontos para cada um. André jogou 26 jogos; Ganso, 25, e Samuel Xavier 23 completam a lista. O lateral-direito não participou de três duelos por lesão (dois) e suspensão (um).

Em 2023, Fernando Diniz optou por poupar o elenco nos jogos contra Nova Iguaçu e Boavista, no Campeonato Carioca; Fortaleza, pelo Brasileirão; e The Strongest, na Libertadores. Em outras situações, o comandante perdeu a oportunidade de rodar seu plantel no jogo de volta da Copa do Brasil diante do Paysandu após ter construído uma grande vantagem no duelo de ida, com uma vitória por 3 a 0.

Publicidade

Um dos principais jogadores do Fluminense, Arias vem sofrendo com uma queda de desempenho em relação ao seu forte início de temporada. No Campeonato Brasileiro, o colombiano ainda não contribuiu com gols ou assistências, enquanto havia estufado as redes em sete oportunidades e dado passes decisivos para seus companheiros 10 vezes em 2022.

Além disso, o elenco demonstra uma fragilidade em sua montagem. Com a lesão de Jorge, Diniz foi obrigado a optar pela entrada de Alexsander na lateral-esquerda. O Fluminense buscou Marcelo no mercado, mas o atleta não consegue ter uma grande sequência de partidas, já que sua condição física é muito blindada pelo clube.

Publicidade

Com as lesões aparecendo com um pouco mais de frequência, o Tricolor se vê obrigado a improvisar ou forçado a mudar o esquema de jogo. Diante do Flamengo, Diniz espera contar com Marcelo na ala esquerda, mas, caso o jogador não esteja recuperado de seu incômodo na panturrilha, Guga deve seguir na função. Sem Keno e Alexander, o treinador de 49 anos tem optado pelas entradas de Lima e Gabriel Pirani em detrimento de um atacante, uma vez que nem John Kennedy nem Lelê são pontas.

Contra o Flamengo não há chances da equipe ser poupada, uma vez que a classificação às quartas de final é fundamental para os planos do clube na temporada. No entanto, a alta faixa etária de seus principais jogadores, com uma bateria intensa de jogos, enquanto o Fluminense participa de três competições diferentes, pode ser um dos fatores que explica a recente queda de desempenho.

VEJA MINUTAGEM DOS PRINCIPAIS JOGADORES DO FLUMINENSE NA TEMPORADA:

Fabio: 28 jogos - 2485 minutos

Samuel Xavier: 23 jogos - 1922 minutos - 2 jogos perdidos por lesão muscular

Nino: 27 jogos - 2366 minutos

André: 26 jogos - 2173 minutos - 1 jogo perdido por suspensão e entrou no segundo tempo contra o The Strongest

Ganso: 25 jogos - 1931 minutos - Entrou no segundo tempo contra Fortaleza

Cano: 27 jogos - 2256 minutos - Entrou no segundo tempo contra Fortaleza

Arias: 27 jogos - 2268 minutos - Entrou no segundo tempo contra Fortaleza e The Strongest

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.