Fluminense perde para o Juventude em noite de pouca inspiração
Tricolor foi dominado no Estádio Alfredo Jaconi pelo Juventude, que saiu da zona de rebaixamento com a vitória
Futebol|Do R7
O Juventude venceu o Fluminense por 1 a 0, no Estádio Alfredo Jaconi, em jogo válido pela 33ª rodada do Brasileiro. Ainda no primeiro tempo, Vitor Mendes abriu o placar para o mandante, que conseguiu segurar o placar na segunda etapa.
O Fluminense começou o jogo controlando a posse de bola. Pelo meio, a equipe tentou suas primeiras investidas. Aos quatro minutos, Calegari arriscou um chute de fora da área, que passou por cima da trave. No lance seguinte, Nonato adiantou e rolou para Lucca, que não teve sucesso na tentativa de cruzamento e deixou o lance para o goleiro Douglas.
O Juventude sentiu o domínio tricolor e ensaiou uma reação. Aos sete minutos, Dawhan experimentou finalizar de longe, mas a bola não ofereceu perigo. Aos 13 minutos, Calegari adiantou a jogada de ataque, que foi cortada por Paulo Henrique. Na sequência, a zaga do Alviverde desviou um lançamento de Marlon para John Kennedy, que estava na área.
Aos 16 minutos, Wescley recebeu de Capixaba e chutou forte, mas Marcos Felipe fez a defesa. Dois minutos depois, Ricardo Bueno aproveitou a cobrança de escanteio para cabecear para Vitor Mendes que, também de cabeça, abriu o placar para o Juventude.
Com o gol, o time da casa ganhou confiança e passou a pressionar a saída de bola do Fluminense. Aos 22 minutos, Capixaba aproveitou a sobra na área e levou perigo à meta tricolor. O carioca ainda conseguiu chegar na área em dois momentos seguintes com John Kennedy, mas não havia ninguém para receber.
O Flu foi chegando aos poucos e, aos 30 minutos, Lucca finalizou da entrada da área, mas não teve sucesso. Aos 33 minutos, Guilherme Castilho mandou uma bomba para a meta de Marcos Felipe, mas o goleiro espalmou. Aos 39 minutos, Ricardo Bueno cruzou para Guilherme Castilho finalizar. O lance passou sobre a trave do Tricolor.
Aos 40, Lucca se adiantou na área e tentou cruzar para Caio Paulista, mas Douglas estava atento e afastou o perigo. No último minuto da primeira etapa, Marcos Felipe brilhou ao fazer três defesas em sequência, após cobrança de falta e dois rebotes do Juventude.
Com a vantagem, o Juventude voltou do intervalo determinado, e pressionou o adversário. Aos dois minutos, Wescley rolou para Ricardo Bueno, que finalizou forte. A bola desviou na defesa tricolor e terminou nas mãos de Marcos Felipe. Aos sete minutos, Ricardo Bueno tentou alcançar Wescley com um cruzamento, mas o lance foi afastado pela zaga.
Depois da pressão inicial, o jogo esfriou. Foi somente aos 15 minutos que a emoção voltou, quando Jadson finalizou perto do travessão em um rebote. No lance seguinte, Guilherme Castilho também tentou ampliar a vantagem, e teve o chute desviado pelo zagueiro Nino. Aos 17 minutos, Vitor Mendes saiu da marcação de Calegari e cabeceou para o gol, mas falhou na pontaria.
O Juventude seguiu dominando a segunda etapa do jogo. Aos 23 minutos, Guilherme Castilho invadiu a área mas sofreu o corte de Nino. A equipe reclamou de pênalti, alegando toque de mão, mas a arbitragem não marcou. O Tricolor seguiu com dificuldades para quebrar a primeira linha adversário, e só conseguiu se defender durante os primeiros 30 minutos do segundo tempo.
Contudo, o Fluminense buscou reagir depois da metade da etapa. Aos 30, Marlon aproveitou um lance de oportunidade e cruzou para Abel Hernández, que não conseguiu fazer a recepção. Logo que entrou em campo, aos 32 minutos, Daniel cruzou para a área. Douglas agarrou.
O Tricolor ainda tentou ocupar a área adversário, mas não conseguiu levar perigo à meta de Douglas nos minutos finais. Aos 48 minutos, Chico invadiu a área do Flu e arriscou o segundo, mas errou. Assim, o Juventude encerrou a noite com a vitória e fora da zona de rebaixamento. O Fluminense, por sua vez, permanece com 45 pontos, na oitava colocação.
Juventude x Fluminense
Data e horário: 17/11/2021, às 20h30
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Cartões amarelos: Lucca (46'/1°T); Arthur Nogueira (médico do Fluminense/45'2°T)
Gols: Vitor Mendes (18'1°T)
JUVENTUDE (Técnico: Jair Ventura)
Douglas; V. Mendes, R. Forster P. Henrique, Jadson (Ricardinho/27'2°T); Dawhan, William M. G. Castilho, Wescley (Chico/19'2°T); R. Bueno (Roberson/40'2°T) e Capixaba (Rafael Bilu/40'2°T).
FLUMINENSE (Técnico: Marcão)
Marcos Felipe; Calegari (Daniel/31'2°T), Nino, David Braz, Marlon; André, Nonato (Jhon Arias/19'2°T), Yago Felipe (Gustavo Apis/40'2°T); Caio Paulista (Cazares/0'2°T), Lucca e John Kennedy (Abel Hernández/0'2°T).
Diego Souza se torna 7º maior artilheiro do Brasileirão; veja a lista