Lance
LanceEm meio às quartas da Libertadores, o Fluminense terá que voltar suas atenções ao Campeonato Brasileiro. A tarefa deste domingo é justamente não deixar a euforia afetar o time alternativo que Diniz colocará em campo na Ligga Arena, às 18h30 (de Brasília). O treinador terá pela frente seu quinto reencontro com o Athletico-PR, clube no qual teve uma passagem irregular em 2018. Cinco anos se passaram, e o momento do comandante é outro, agora dividindo as atenções com a Seleção Brasileira.
+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro
Na ocasião, o treinador havia deixado o Guarani e chegou para ocupar também o cargo de coordenador geral do futebol rubro-negro. O desempenho, contudo, foi de altos e baixos com uma fase de goleadas e outra de apenas um triunfo em 14 partidas. Apesar da admiração dos jogadores e do presidente Mário Celso Petraglia, os maus resultados fizeram com que o treinador fosse demitido. Sendo assim, teve o pior aproveitamento entre todos o comandante do Furacão desde 2008 (cinco vitórias, sete empates e nove derrotas - 34%).
De lá para cá, criou laços em sua primeira passagem pelo Fluminense e encantou à frente do São Paulo com um futebol de toque de posse de bola. Empregou seu estilo característico, mas viu o Tricolor Paulista perder força e não ficar com o título. Na sequência, teve passagens sem brilho por Santos e Vasco até retornar ao clube das Laranjeiras, onde teve respaldo e sinergia com a torcida para ver o trabalho fluir. A partir dessa configuração, ergueu seu primeiro troféu como treinador, com um emblemático 4 a 1 em cima do badalado Flamengo, no Carioca.
+ Athletico-PR x Fluminense: onde assistir ao vivo, horário e escalações do jogo pelo Brasileirão
Muitos podem até desqualificar o Estadual, que perdeu seu encanto nos últimos cinco anos, mas Diniz necessitava tirar esse "fantasma" de sua carreira. Elogiado por seus ideais, viu seu trabalho no Fluminense ser valorizado e abrir portas para um momento conturbado da Seleção Brasileira. Depois da saída de Tite, a CBF ficou meses aguardando a definição com o italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid. Mas decidiu que o treinador brasileiro iniciaria a campanha das Eliminatórias da América do Sul, com uma chance de ouro para o sonhador Fernando, mesmo que de forma provisória.
Em dupla jornada, o comandante segue à frente do Fluminense, que sonha com um título que ainda não tem em sua vitoriosa e centenária história: a Libertadores. O clube está empolgado com a vantagem sobre o Olímpia-PAR e a possibilidade de conquista, mas sabe que não pode deixar o Brasileirão totalmente de lado. Diante desse cenário, o comandante decidiu optar por um time alternativo neste domingo, mas com a mesma vontade de trazer os três pontos na bagagem.
+ Conmebol define árbitro de Olimpia e Fluminense pelas quartas da Copa Libertadores
Inclusive, será a chance de dar ritmo de jogo às peças que podem contribuir no restante da temporada. Alexsander retornou de lesão e esteve em campo na quinta após 106 dias, mas precisa de uma sequência. Além dele, Leo Fernández já mostrou ter qualidade para ser um reserva à altura, porém também necessita de mais rodagem para ganhar espaço. Optar por descansar seus principais atletas mostra a importância da Libertadores, mas faz com que o grupo possa mostrar sua verdadeira força.
Por fim, o Fluminense soma 34 pontos e terá a chance de assumir a vice-liderança caso triunfe sobre o Furacão. Contudo, para isso acontecer terá que torcer para o Vasco derrotar o Palmeiras no Allianz Parque, no mesmo horário. Mesmo assim, já tem condições de ultrapassar o Flamengo, que empatou com o Internacional, no Maracanã, e criou raízes no G4.
Confrontos entre Diniz e Athletico-PR
Fluminense 2 x 0 Atlhetico - Brasileirão 2023
Athletico 1 x 0 Fluminense - Brasileirão 2022
Athletico 1 x 1 São Paulo - Brasileirão 2020
Athletico 3 x 0 Fluminense - Brasileirão 2019