Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Flu explica uso do pó de arroz em vídeo pelo Dia da Consciência Negra

Tricolor resgatou história do jogador Carlos Alberto, de mais de cem anos, para defender a tradição rotulada de racista e homofóbica pelos rivais do clube 

Futebol|

Lance
Lance Lance

Em homenagem ao dia em que se comemora a Consciência Negra no Brasil, o Fluminense publicou vídeo nas redes sociais do clube, nesta quarta-feira, em que resgata a história do tradicional uso do pó de arroz nas arquibancadas tricolores.

No material de um minuto de duração, o clube conta como surgiu o hábito cultivado por décadas pelos torcedores, por meio da história do jogador negro Carlos Alberto. No dia 13 de maio de 1914, o atleta jogava contra o seu ex-clube, o América, pela primeira vez. Insatisfeita com o fato dele ter deixado o clube, a torcida americana passou a persegui-lo. Carlos Alberto era conhecido pelo hábito de usar talco nas partidas, após fazer a barba.

Em solidariedade ao atleta, a torcida do Flu passou a usar o pó de arroz nas arquibancadas, transformando as ofensas em algo positivo. O vídeo diz ainda que, por ignorância, torcedores rivais rotularam a atitude erroneamente de racista e homofóbica. No fim, o clube das Laranjeiras reforça ser contra qualquer tipo de preconceito e de estar aberto a todos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.