Futebol Flamengo precisará de arrancada épica pelo título brasileiro; compare com 2009 e 2020

Flamengo precisará de arrancada épica pelo título brasileiro; compare com 2009 e 2020

Quanto aos anos que foi campeão na era dos pontos corridos, Rubro-Negro nunca esteve tão distante da liderança como na atual edição do Brasileiro

Lance
Lance

Lance

Lance

"Quem tudo quer, nada tem". A frase de Renato Gaúcho sobre a disputa de competições simultâneas não foi bem digerida pela torcida do Flamengo, e o clube, às vésperas da final da Libertadores, precisa contornar a crise causada pela eliminação na Copa do Brasil e o distanciamento do Tri do Brasileiro.

Um provável título brasileiro, a essa altura, coroaria a maior remontada do Flamengo na competição. Isso porque, embora tenha conseguido arrancadas memoráveis em dois dos três títulos conquistados na era dos pontos corridos (2009 e 2020), o clube nunca esteve tão atrás em relação ao líder, pela 30ª rodada, em anos que deu a volta olímpica.

2009 E 2020: COINCIDÊNCIAS

Em 2009, o Flamengo, em segundo colocado, estava a quatro pontos do Palmeiras, com os mesmos 30 jogos realizados. O time comandado por Andrade e capitaneado por Adriano e Petkovic só assumiu a liderança na 37ª rodada. A seis partidas do fim, chegou a ter seis pontos de desvantagem para o topo e a ficar em 6º lugar como o pior cenário, mas cinco vitórias (além de um empate) nesse período o levaram ao Hexa.

No título da temporada passada, o Flamengo também só assumiu a liderança na 37ª rodada, quando venceu o embate direto com o Internacional, no Maracanã. A equipe de Rogério Ceni ultrapassou o próprio Colorado, que perdeu na rodada final, assim como o clube carioca, que acabou por festejar o Hepta depois de muitos altos e baixos.

No Brasileiro-20, contudo, o contexto foi bem mais animador do que o atual, uma vez que o time sempre esteve próximo do líder - a maior distância da 30ª para a 38ª rodada foi de quatro pontos para a liderança.

São Paulo x Flamengo

São Paulo x Flamengo

Lance

Fla foi campeão do Brasileiro de 2020 assumindo a liderança na 37ª rodada, assim como em 2009 (Foto: Eduardo Carmim/Photo Premium)

2% DE CHANCES DE TÍTULO: VAI LARGAR OU EMBALAR?

Nesta edição, vale ressaltar que já são 11 pontos de distância para o Atlético-MG (líder), com uma partida a menos na tabela. Ou seja, na melhor das hipóteses, com a igualdade de rodadas disputadas, seriam oito pontos de margem - sem mais confrontos diretos.

O discurso externo, tanto de dirigentes quanto de Portaluppi, é de briga com afinco no Brasileiro até não houver mais chances matemáticas. No momento, segundo o site especializado "Infobola", do matemático Tristão Garcia, o Fla, terceiro colocado, possui apenas 2% de chances de ser eneacampeão - os mesmos que o Palmeiras, o segundo, que tem um jogo e um ponto a mais.

Sem depender de si e necessitando da maior arrancada de sua história, o Flamengo precisará, sobretudo, melhorar o seu rendimento para que chegue à final da Libertadores, no dia 27, em melhores condições e com a crise amenizada, o que só será possível com a volta aos trilhos no Brasileirão.

- Estamos devendo bastante e vamos melhorar. Pode ter certeza que, para o dia 27, será um jogo atípico. Vai ser um Flamengo totalmente diferente. São várias cabeças inteligentes que pensam aqui dentro, mas o torcedor pode ficar tranquilo que a equipe vai estar 100% na parte física e técnica para a decisão - assegurou Renato, sem transmitir confiança quanto à evolução no Brasileiro.

PRÓXIMO COMPROMISSO

> Veja e simule a tabela do Brasileirão

Agora, pressionado, o Flamengo terá o Bahia nesta quinta-feira, no Maracanã, às 19h, pela 31ª rodada do Brasileiro.

OS 9 JOGOS QUE RESTAM AO FLA NO BRASILEIRO

11 de novembro (quinta-feira)
​Flamengo x Bahia - Maracanã

14 de novembro (domingo)
São Paulo x Flamengo - Morumbi

17 de novembro (quarta-feira)
Flamengo x Corinthians - Maracanã

20 de novembro (sábado)
Internacional x Flamengo - Beira-Rio

(data a confirmar)
Sport x Flamengo - Ilha do Retiro

(data a confirmar)
Flamengo x Ceará - Maracanã

(data a confirmar)
Flamengo x Santos - Maracanã

(data a confirmar)
Atlético-GO x Flamengo - Estádio Antônio Accioly

(data a confirmar / rodada atrasada)
Grêmio x Flamengo - Arena do Grêmio

Últimas