Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Flamengo no Mundial: Trajeto para o estádio no Marrocos tem dificuldade para o torcedor

Acesso ao estádio da abertura do Mundial de Clubes mostra que rubro-negro que vai assistir à semifinal precisa se planejar muito bem...

Futebol|

Lance
Lance Lance

Marrocos é logo ali. No caso, aqui, de onde escrevo. Já o estádio de Tânger parece bem mais distante do que a contagem regressiva de seis dias para a estreia do Flamengo no Mundial de Clubes, no dia 7 de fevereiro, às 16h, contra Wydad Casablanca (MAR) ou Al Hilal (ARS).

> Confira os jogos do Mundial de Clubes

O Ibn Batouta Stadium fica a cerca de 9 quilômetros do centro da cidade, da estação de trem Tanger Ville, mesma região onde está a maioria das boas opções de hotéis. O trajeto que seria feito em cerca de 15 minutos em condições normais de trânsito pode levar o torcedor, que vai acompanhar o Flamengo no Marrocos, a perder muito mais do que o apito inicial da semifinal.

+ Alô, Flamengo! Confira os times presentes no Mundial de Clubes e os seus principais jogadores

Publicidade

Se este que vos escreve não tivesse ido para o estádio em ônibus credenciado pela Fifa e escoltado por um bravo batedor da polícia local que abriu caminho pela contramão, muito provavelmente teria chegado por volta do intervalo do jogo. Fila incontável de carros praticamente parados na via, entre calçadas cheias dos que preferiram ir como pedestres, dividindo espaço com motocicletas - sim, veículos de duas rodas transitando acima do meio-fio. Buzinas e sirenes como trilha sonora. Cenário do caos.

O rubro-negro que estiver onde o time estará depois da despedida contra o Boavista, na noite de quarta no Maracanã, e o Aerofla, nesta quinta pelo Rio de Janeiro, vai precisar se prevenir. Ir o mais cedo possível para o estádio é o básico, bem antes do horário previsto para a abertura dos portões. No jogo de abertura, marcado para 20h (local), mesmo horário da semifinal do Flamengo, os torcedores foram liberados para entrar às 17h (local). Ocuparam 47.137 dos 65 mil lugares do ampliado Ibn Batouta.

Publicidade
Escudo do Flamengo na abertura do Mundial de Clubes
Escudo do Flamengo na abertura do Mundial de Clubes Escudo do Flamengo na abertura do Mundial de Clubes

Escudo do Flamengo na abertura do Mundial de Clubes (Foto: Arthur Barbosa)

Como ir ao estádio é outra questão. O transporte público não é aconselhável. Não há opção de metrô. E os ônibus de linha regular são, digamos, mais complicados. Melhor não entrar muito nesse mérito para não ter que usar aquele palíndromo: Socorram-me, Subi No Ônibus Em Marrocos. Creiam, melhor não.

Publicidade

Na quarta-feira passada, o governo local até liberou passagem de graça para quem tivesse ingresso, com pontos de partida dos supermercados Marjane e Aswak Assalam. Mas, certas coisas, nem sem pagar. Até porque, o desembolso de 5 dirham, cerca de R$ 2,50, não pesa tanto assim para quem vai para uma viagem dessas.

Trem em Tanger
Trem em Tanger Trem em Tanger

Trens no Marrocos (Foto: Arthur Barbosa)

Não existe serviço de carros por aplicativo no Marrocos. Táxis têm o preço variável, a combinar antes da corrida, e frequentemente viram lotação pelo caminho - os motoristas podem pegar outros passageiros no trajeto.

Serviços de transfer que levam e buscam em pontos de encontros parecem ser a melhor opção. Mas é preciso se precaver. Além de sair com antecedência, para não ter que abandonar o transporte no meio do engarrafamento para ir andando mais rápido, é melhor marcar a volta em lugar onde o fluxo de carros seja menos intenso. E pesquisar, porque o preço por pessoa pode chegar a até o dobro do ingresso mais caro do jogo, de R$ 100.

Quem vai se hospedar em outra cidade e ainda não tem opção de hospedagem definida agora pode até cogitar fazer bate-volta. A ONFC anunciou nesta semana um reforço na eficiente linha ferroviária entre as principais cidades do país e as sedes do Mundial de Clubes, entre 1 a 13 de fevereiro. No dia da semifinal do Flamengo, foram programados trens extras saindo de Tânger, às 23h e 23h30.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.