Futebol Flamengo fecha período de testes com dúvidas para a Supercopa

Flamengo fecha período de testes com dúvidas para a Supercopa

Rubro-Negro utilizou 26 jogadores sob o comando de Paulo Sousa, mas time segue com incógnitas para final diante do Atlético-MG

Lance
Paulo Sousa utilizou 26 jogadores na temporada, mas ainda não encontrou formação ideal

Paulo Sousa utilizou 26 jogadores na temporada, mas ainda não encontrou formação ideal

Lance

Não há mais jogos para o Flamengo testar jovens, rodar o elenco ou variar esquemas táticos até a Supercopa do Brasil, o próximo compromisso do time de Paulo Sousa e a prioridade do clube neste início de temporada.

Ao todo, foram 26 jogadores utilizados (confira todos abaixo) ao longo dos cinco jogos comandados por Paulo Sousa, com a formação 3-4-2-1 sendo a favorita do técnico no período, em que o Flamengo acumulou quatro vitórias, uma derrota, 12 gols marcados e três sofridos.

A frieza dos números nem sempre é adequada ou fidedigna quando se quer ilustrar o nível apresentado em campo. E o Flamengo finalizou a fase laboratorial (ao menos até a decisão nacional) ainda com dúvidas acerca do time que entrará em campo para buscar o tricampeonato da Supercopa, seja por questões físicas, quanto a lesões, seja pelo baixo rendimento de algumas peças.

Thiago Maia é uma baixa garantida, assim como Rodrigo Caio, cujo impacto da ausência é amenizado pela preparação ter iniciado já sem o camisa 3. O português pode ficar também sem Andreas Pereira no domingo, já que o camisa 18 torceu o tornozelo e virou dúvida.

Mas Andreas também se encaixa na turma dos jogadores que ainda devem futebol. Dá para dizer que Isla e Marinho são outros que têm perdido pontos com o Mister, pois não têm rendido o esperado, assim como Pedro, uma vez que o treinador, por ora, não vê suas características mais "estáticas" se encaixarem na proposta de jogo.

Ainda é cedo para saber quem serão os escolhidos por Sousa, em meio a diversos testes, e até o esquema tático, já que o português optou por um tradicional 4-3-3 diante do Madureira e abriu mão da linha com três zagueiros pela primeira vez. Seria um rascunho de seu plano contra o Galo?

Dúvidas pairando à parte, Sousa ainda terá mais três sessões de treinamento para definir os 11 iniciais da primeira final do Flamengo na temporada – e a sua primeira pelo clube. O time tem oscilado e sido inconstante, mas uma taça contra um rival à altura tende a ser determinante para o projeto engrenar.

As escalações de Paulo Sousa pelo Flamengo:

Flamengo 3 x 0 Boavista (3ª rodada do Carioca)
Hugo Souza; Gustavo Henrique (David Luiz, 16'/2ºT), Noga e Cleiton; Matheuzinho, João Gomes (Willian Arão, 16'/2ºT), Thiago Maia e Renê (Everton Ribeiro, Intervalo); Vitinho, Marinho (Gabigol, Intervalo) e Pedro (Rodinei. 27'/2ºT).

Flamengo 0 x 1 Fluminense (4ª rodada do Carioca)
Hugo; Rodinei (Isla, 38'/2ºT), Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Andreas Pereira (João Gomes, 15'/2ºT), Diego (Marinho, 6'/2ºT), Arrascaeta (Lázaro, 38'/2ºT) e Everton Ribeiro (Vitinho, 15'/2ºT); Gabigol.

Flamengo 2 x 1 Audax (5ª rodada do Carioca)
Hugo Souza; Isla, Léo Pereira e Filipe Luís (Cleiton, 13'/2ºT); Matheuzinho (Everton Ribeiro, 32'/2ºT), Andreas Pereira; Thiago Maia (Willian Arão, 13'/2ºT), Lázaro e Arrascaeta (Marinho, 13'/2ºT); Gabigol e Pedro (Diego, 41'/2ºT).

Flamengo 5 x 0 Nova Iguaçu (6º rodada do Carioca)
Hugo Souza; Fabrício Bruno, Gustavo Henrique (Filipe Luís, 15'/2ºT) e Léo Pereira (Pedro, 34'/2ºT); Rodinei, Willian Arão, João Gomes (Diego, 15'/2ºT), Arrascaeta e Everton Ribeiro (Renê, 34'/2ºT); Marinho (Vitinho, 15'/2ºT) e Gabigol.

Madureira 1 x 2 Flamengo (7ª rodada do Carioca)
Diego Alves; Isla (Matheuzinho, 18'/2ºT), Noga, Cleiton e Renê (David Luiz, 28'/2ºT); João Gomes, Andreas Pereira (Willian Arão, 39'/1ºT) e Diego; Vitinho (Bruno Henrique, 18'/2ºT), Marinho (Everton Ribeiro, intervalo) e Pedro.

Djokovic não é o único: Relembre atletas que recusaram a vacina

Últimas