Futebol Flamengo defende soberania nos clássicos cariocas dos últimos anos

Flamengo defende soberania nos clássicos cariocas dos últimos anos

Desde 2019, Rubro-Negro disputou 28 clássicos com mais de 72% de aproveitamento: 18 vitórias, sete empates e só três derrotas

Lance
As três derrotas foram para o Fluminense

As três derrotas foram para o Fluminense

Lance

Em situações opostas na tabela da Taça Guanabara, Flamengo e Fluminense fazem neste domingo, no Maracanã, o primeiro clássico carioca na temporada 2021. Mesmo com o time repleto de jovens, o Rubro-Negro conta com as estatísticas recentes para chegar com moral na partida. Afinal, de 2019 para cá, o clube disputou 28 clássicos contra os três rivais do Rio de Janeiro e defende uma verdadeira supremacia.

Veja também: "Grande contratação", diz Ricardo Rocha sobre novo treinador do Vasco

Nas últimas duas temporadas, o Fla acumulou um retrospecto invejável nos clássicos: 18 vitórias, sete empates e apenas três derrotas. Um aproveitamento total de 72,6%. Curiosamente, todas as três derrotas foram para o Fluminense, próximo adversário do Rubro-Negro: uma na semifinal da Taça Guanabara 2019, outra na Taça Guanabara 2020 e a última no segundo turno do Brasileirão 2020.

Em contrapartida, o histórico geral confirma a soberania rubro-negra no Rio de Janeiro. Atual bicampeão do Carioca, o Flamengo passou a colher os frutos da reestruturação que sofreu nos últimos anos e aumentou a disparidade sobre os rivais da cidade dentro de campo. Em 15 partidas contra Vasco e Botafogo, por exemplo, o clube não foi superado nenhuma vez.

Em 2019, ano que conquistou o Brasileirão e a Libertadores, o Flamengo teve 71% de aproveitamento nos clássicos (nove vitórias, cinco empates e uma derrota). Na temporada passada, o desempenho foi ainda melhor. Em 13 jogos contra rivais, o Rubro-Negro venceu nove, empatou dois e perdeu outros dois, superando a marca de 74% de aproveitamento.

RETROSPECTO DO FLAMENGO EM CLÁSSICOS DESDE 2019

28 JOGOS - 18V/7E/3D
- 72,6% de aproveitamento
- 28 gols a favor e 15 gols contra

- vs Fluminense (Carioca e Brasileirão)
7V/3E/3D - 18 gols a favor/13 gols contra
Bruno Henrique (4), Gabigol (4), Pedro (2), Filipe Luís (2), Arrascaeta, Michael, Vitinho, Everton Ribeiro, Gerson e Renê

- vs Vasco (Carioca e Brasileirão)
6V/3E - 19 gols a favor/8 gols contra
Bruno Henrique (7), Arrascaeta (3), Gabigol (3), Everton Ribeiro, Arão, Vitinho, Lucas Silva, Léo Pereira e Danilo Barcelos (contra)

- vs Botafogo (Carioca e Brasileirão)
5V/1E - 11 gols a favor/4 gols contra
Bruno Henrique (3), Gabigol (3), Everton Ribeiro (2), Michael Lincoln e Gerson

Artilheiros do Flamengo nos clássicos desde 2019:
Bruno Henrique (15)
Gabigol (10)
Arrascaeta (4)
Everton Ribeiro (4)
Gerson (2)
Pedro (2)
Vitinho (2)
Filipe Luís (2)
Michael (2)
Willian Arão
Léo Pereira
Lucas Silva
Lincoln

Confira famosos que guardam carinho por clubes brasileiros

Últimas