Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Firmino chega ao Liverpool como promessa, sai como lenda e mantém portas abertas na Europa

Atacante chegou a ser ligado com gigantes da Europa

Futebol|

Lance
Lance Lance

Contratado pelo Liverpool em 2015, Roberto Firmino chegou na Inglaterra com 23 anos após se destacar com a camisa do Hoffenheim, da Alemanha. Oito anos mais tarde, o brasileiro deixa os torcedores dos Reds órfãos de uma lenda da história recente do clube.

Em fim de contrato, o clube anunciou oficialmente durante a semana que seu camisa nove está de saída e não fará parte do elenco comandado por Jurgen Klopp na próxima temporada. E apesar dos poucos minutos recebidos em 2022/2023, o atleta deixa Anfield com sua marca e mantém portas abertas na Europa.

CONTRATO FECHADO?

Em abril, o "Daily Mail" informou que Roberto Firmino teria acertado um contrato para jogar no Barcelona, na próxima temporada. Embora o clube espanhol tenha como prioridade a chegada de Lionel Messi, a incorporação do brasileiro também faria sentido, uma vez que o atleta seria contratado sem custos de uma transferência.

Publicidade

O Barça vive uma crise econômica desde o início da pandemia da Covid-19 e precisa se desfazer de algumas peças para que novos nomes possam reforçar o elenco comandado por Xavi. Sergio Busquets anunciou que irá deixar o clube catalão, enquanto outros jogadores também parecem estar na berlinda.

Há alguns meses, Firmino também chegou a ser especulado na Inter de Milão, atual finalista da Champions League. A equipe dirigida por Simone Inzaghi não deve optar pela contratação definitiva de Romelu Lukaku, que deve retornar ao Chelsea, enquanto Edin Dzeko tem contrato até o fim da temporada.

Publicidade

Caso os dois centroavantes do clube italiano deixem, de fato, o elenco, uma hipotética chegada de Firmino iria suprir uma lacuna do plantel. O brasileiro pode ter a chance de atuar ao lado do argentino Lautaro Martínez, o camisa 10 da Inter de Milão e o atleta sobre quem gira o projeto esportivo da entidade.

Um dos pontos em comum entre as equipes é a grande probabilidade de disputarem a próxima Liga dos Campeões. O Barcelona é o atual campeão espanhol, mas está pendente da investigação da Uefa sobre o "Caso Negreira". Por outro lado, a Inter ocupa a 3ª colocação do Campeonato Italiano e precisa somar duas vitórias para garantir seu lugar na maior competição continental.Firmino deixa o Liverpool como uma das lendas do clube (PETER POWELL / AFP)

Publicidade

MUITA LENHA PARA QUEIMAR

Embora tenha sofrido com lesões, Roberto Firmino mostrou que ainda tem muita lenha para queimar no mais alto nível do futebol. Após seis jogos sem ser relacionado pelo técnico Jurgen Klopp por conta de uma lesão muscular, o camisa nove participou de cerca de 30 minutos do jogo contra o Aston Villa e anotou o gol de empate dos Reds em sua despedida no Anfield.

Em sua história, o centroavante participou de 361 partidas com a camisa do Liverpool, marcou 110 gols e contribuiu com 79 assistências. Em oito anos, o jogador conquistou a Champions League, Premier League, Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa, Supercopa da Europa e Supercopa da Uefa. O atleta só não venceu a Liga Europa, embora tenha ficado com o vice-campeonato, em 2016.

Na atual edição do Campeonato Inglês, Firmino marcou 10 gols e contribuiu com quatro assistências em 24 partidas disputadas. O atleta balançou as redes contra o Arsenal (no primeiro e segundo turno), Manchester United e Newcastle, equipes que provavelmente estarão na próxima edição da Champions League.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.