Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Fifa já chamou campeões da Taça Rio de 1951 de 'super-heróis verdes'

Entidade manteve posição do ano passado, de considerar o Palmeiras campeão mundial de 1951, em entrevista com Rony

Futebol|Do R7

Fifa considera o Palmeiras campeão mundial em 1951, quando o time venceu a Copa Rio
Fifa considera o Palmeiras campeão mundial em 1951, quando o time venceu a Copa Rio

Um dia antes da estreia do Palmeiras no Mundial de Clubes deste ano, a Fifa pôs "fogo" em uma antiga polêmica dos torcedores – a Copa Rio de 1951 –, ao dizer, em entrevista com Rony, em seu site oficial, que o Verdão já conquistou um título mundial. Essa mesma posição foi sustentada pela Fifa no início de 2021.

Na ocasião, a entidade apresentou o Palmeiras ao mundo com um artigo longo que contava detalhes da conquista do Verdão naquele ano. A Fifa, inclusive, definiu o elenco palmeirense como "os super-heróis verdes".

"Um campeonato mundial havia sido sonhado e discutido durante anos por alguns dos maiores lançadores do futebol — Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous entre eles — e finalmente foi agendado para 1951, no Brasil, que pouco tempo antes havia sediado a Copa do Mundo da Fifa. A competição de oito equipes envolveu algumas das melhores equipes da Europa, o gigante uruguaio Nacional e a dupla brasileira Vasco da Gama e Palmeiras, que se classificaram como vencedores do Torneio Rio-São Paulo", dizia o texto da Fifa.

A Fifa destacou ainda que o Palmeiras foi goleado pela Juventus na primeira fase do torneio por 4 a 0, mas que a "potência paulista" avançou para a fase seguinte e conquistou o título.


"A potência paulista, porém, tinha outras ideias, e, esquivando-se de golpes, venceu o Vasco por 2 a 1 em 180 minutos nas semifinais e venceu a Juventus por 1 a 0 no jogo de ida da final. O Rio de Janeiro estava cheio de gente no dia da decisão, com cerca de 10 mil italianos lotando seus hotéis, certo de que o Juventus sairia triunfante. No entanto, Liminha, um jovem de 21 anos que havia começado o torneio no banco, ajudou a estabelecer o primeiro empate e marcou um gol no fim do jogo, que deu ao Palmeiras o título, com o empate de 2 a 2 diante de mais de 100 mil no Maracanã", concluiu o texto.

Daniel Alves bate recorde com camisa do Barça: veja 7 destaques

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.