Ex-jogador da seleção japonesa firma parceria para intercâmbio de jogadores e treinadores
Shigeyoshi Mochizuki e Marcio Bittencourt fecham parceria
Futebol|Do R7
Quando o ex-meio campista Shigeyoshi Mochizuki estreou profissionalmente, atuando pelo Nagoya Grampus, o futebol japonês vivia seu momento de expansão, consequência da “Era Zico”. O ano era 1996 e o mercado asiático começava a ser visto com melhores olhos pelos jogadores brasileiros.
Hoje, quase trinta anos depois, Mochizuki quer manter os laços criados entre os dois países na década de 1990. O ex-atleta, campeão da Copa da Ásia em 2000, tornou-se um empresário de sucesso, chegou a ser dono de um time da J-League e agora firmou uma parceira para fomentar o intercâmbio de treinadores e jovens atletas.
+ Liverpool atropela Manchester United! Confira 30 goleadas em clássicos neste século
O convênio assinado entre a ISC, empresa do japonês, e a Marcio Bittencourt Sports, do agente Marcio Bittencourt, tem validade de três anos e pretende facilitar o acesso de treinadores e ajudar no desenvolvimento de atletas ainda das categorias de base, tanto a vinda de japoneses, quanto a ida de brasileiros para o Japão. Shigeyoshi Mochizuki esteve no Brasil na última semana para a assinatura do convenio e conhecer melhor o trabalho feito nas categorias de base dos clubes.
Atualmente 48 brasileiros jogam por times da primeira divisão da J-League, segundo o site Transfermarkt, esse número representa mais de 50% de todos os estrangeiros que atuam na competição nesta temporada.