Futebol Ex-Bahia, Enck vira ídolo na Albânia e persegue título nacional: 'Ano maravilhoso de muitas conquistas'

Ex-Bahia, Enck vira ídolo na Albânia e persegue título nacional: 'Ano maravilhoso de muitas conquistas'

Defensor de 21 anos desembarcou no país bálcã no começo do ano passado

Lance
Lance

Lance

Lance

Ao desembarcar na pequena nação da Albânia, no começo de 2021, o zagueiro Enck - antes considerado uma das principais promessas defensivas do Bahia -, não imaginava que faria tanto sucesso no Erzeni, clube da pequena Shijak. Atualmente, o time da cidade de 8 mil habitantes é vice-líder da competição. São 3 pontos de distância do Bylis, da igualmente minúscula para os padrões brasileiros Ballsh.

+ Guardiola pede a chegada de Haaland no Manchester City, diz jornal

- Eu nem imaginava que depois de quase um ano sem jogar iria conseguir impor um ritmo intenso como estou fazendo. Graças a Deus, consigo desempenhar um bom futebol aqui. A comissão e o treinador me deram muita segurança disso e a torcida chega junto. Fui muito bem recebido pelo grupo - contou Enck.

Criado na base do Bahia, onde o estado conta com 15 milhões de pessoas, Enck não sentiu o impacto de jogar no pequeno país bálcã de quase 3 milhões de habitantes. As maiores adversidades foram o clima, a língua e a saudade. O atleta diz que apesar de não ser uma paixão nacional, o futebol é muito querido no país - o que o ajuda a superar um pouco a nostalgia. Além disso, ele contou com a ajuda dos amigos que deixou no Brasil para o motivar a não desistir do sonho.

+ Atacante da Juventus deve deixar clube italiano ao fim da temporada

- A adaptação foi difícil por conta do clima. Frio e calor são extremos aqui. Muitas vezes tenho que me comunicar por gestos, também. Vim com o pensamento positivo pronto para todas as adversidades. Espero que minha carreira como atleta comece a fluir mais e que 2022 seja um ano maravilhoso de muitas conquistas. Quero ajudar minha família. Eles me motivam sem nem saber - explicou.

Na 15ª rodada, a Primeira Divisão Albanesa entrou em um recesso até o final de janeiro. Enck e o Erzeni voltam a campo em 22 de janeiro, quando enfrentam o Apollonia, pelo returno do campeonato nacional.

Últimas