Lance
LanceEverton Ribeiro vive um momento decisivo com a camisa do Flamengo. Com contrato até o fim de 2023, o meia não fez uma boa temporada e uma renovação não é certeza. No entanto, o camisa 7 tem sido muito elogiado pela atuação no jogo contra o Bahia no sábado (30), no Maracanã, pelo Brasileirão. A reta final do Campeonato Brasileiro, única competição restante para o Rubro-Negro no ano, pode ser decisiva para um novo acordo entre ER7 e o Fla.
Contra o Tricolor de Aço, Everton Ribeiro liderou o Flamengo em passes decisivos (três) e cruzamentos certos (dois), sendo o principal responsável pela criação da equipe. Além disso, também foi o jogador com maior eficiência nos duelos por baixo (75%), contribuindo bem na fase defensiva pelo lado direito.
A boa atuação, porém, foi exceção em um 2023 de pouco brilho de Everton. O meia, inclusive, perdeu espaço no time titular, principalmente durante a passagem de Jorge Sampaoli pela Gávea. Até aqui, em 63 jogos do Flamengo ano, foram apenas 32 de ER7 entre os iniciais, tendo saído do banco em outras 19 oportunidades.
+ ‘Geração 2019’ perde chance de aumentar conquistas pelo Flamengo; veja situação dos jogadores
A reta final do Campeonato Brasileiro pode ser fundamental para a manutenção de Everton Ribeiro no elenco rubro-negro. Com vínculo até dezembro, o jogador está em conversas por renovação com o Flamengo, e prioriza sua continuidade. Contudo, as tratativas seguem um ritmo lento.
+ Rogério Ceni discorda de comparações com Sampaoli no Flamengo: ‘Fui três vezes campeão’
Sem Sampaoli, o Fla busca um novo comandante e, com isso, ER7 pode ganhar um aliado pensando em seguir na equipe. O Fla negocia com Tite, técnico que convocou Everton para a Copa do Mundo há menos de um ano. Com o possível novo treinador, o meia teria uma boa oportunidade de retomar seu melhor futebol e a confiança em busca de um novo vínculo.
O próximo compromisso de Flamengo e Everton Ribeiro é no próximo sábado (7), contra o Corinthians, na Neo Química Arena. A partida é válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
*MAURÍCIO LUZ colaborou sob supervisão de Victor Mendes