Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Everest? Jair Ventura explica frase polêmica pelo Botafogo: 'Quis tirar o peso de cima do grupo'

Em entrevista ao 'Canal do TF', ex-treinador do Alvinegro afirmou que declaração antes de partida contra o Palmeiras teve foco de tirar a pressão dos jogadores

Futebol|

Lance
Lance Lance

"A gente fala em obrigação. Você já escalou o Monte Everest? Não podemos ter obrigação com uma coisa que nunca aconteceu. O Botafogo nunca foi em dois anos seguidos para a Libertadores. Nunca fui à Lua. Vamos procurar essa classificação, mas sem pressão."

Foi com esta declaração que Jair Ventura, então treinador do Botafogo, abriu a coletiva de imprensa em 24 de novembro de 2017, dias antes de uma partida contra o Palmeiras, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. A frase gerou polêmica na torcida e o Alvinegro não conseguiu a vaga para a Taça Libertadores. Praticamente três anos depois, o comandante explicou o contexto de sua ideia.

- Todo líder por vezes tem que proteger seu elenco. Como chegou a situação do Everest? Nosso time jogava 120%, quem acompanhou sabe da garra e da entrega. Começamos a sofrer pressão para a classificação para a Libertadores. Iniciamos o ano primeiro, tivemos a pré-Libertadores, por ter começado antes, com elenco enxuto e ido longe em todas as competições, foram 73 jogos, chegamos desgastados no fim do ano. Quis tirar o peso de cima do grupo e fiz essa analogia - afirmou Jair Ventura, em entrevista feita ao "Canal do TF", no último domingo.

Para Jair Ventura, o objetivo foi blindar os jogadores na reta final da temporada, marcada por campanhas longínquas na Copa do Brasil e Libertadores. Se pudesse voltar no tempo, contudo, o treinador não teria feito esta analogia.

- Quando você faz analogia, é responsável pelo que quer falar, mas pode ser interpretado de maneira diferente. Cada um interpretou de um jeito, “ah, desrespeitou o clube“, não foi minha intenção. Teria que blindar o grupo, mas não faria mais esse tipo de analogia. Em nenhum momento desrespeito a instituição. Como líder, às vezes tem que dar as costas para bater. Protegi o grupo e acabei sofrendo sozinho. Nessa situação poderia não ter usado a analogia. Foi uma péssima analogia - admitiu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.