Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Estádio Monumental de Lima: maior da América do Sul e de acesso difícil

Flamengo e River Plate decidem a Libertadores no estádio do Universitario de Lima, com capacidade para mais de 80 mil torcedores

Futebol|Do R7

Estádio Monumental de Lima é o mais cotado para sediar final da Libertadores
Estádio Monumental de Lima é o mais cotado para sediar final da Libertadores

O maior estádio da América do Sul deve ser o palco da final entre Flamengo e River Plate (ARG), no dia 23 de novembro. A Conmebol confirmou a mudança da decisão da Copa Libertadores para Lima, capital do Peru, nesta terça-feira. Apesar de não ter confirmado o palco do confronto, o Estádio Monumental, casa do Universitario e com capacidade para 80.093 lugares, é o mais cotado.

O anúncio definitivo é aguardado para até sexta-feira. A Conmebol corre contra o tempo enquanto negocia com o clube peruano e verifica as condições do estádio. A outra opção é o Estádio Nacional de Lima, o qual costuma receber os jogos da seleção do Peru. Porém, abriga menos torcedores: apenas 50 mil.

Leia também

O horário da decisão também não foi anunciado pela Conmebol. A entidade ajusta os últimos detalhes para que a decisão seja transmitida para a Europa.

A tendência é de que a decisão da Copa seja às 15h de Lima (às 17h de Brasília).


A primeira vez do Flamengo

O Flamengo jamais atuou no Estádio Monumental de Lima. Inclusive, faz tempo desde a última vez do time da Gávea esteve na capital peruana. Foi em abril de 1967, em amistoso contra o Allianza Lima e o Rubro-Negro perdeu por 4 a 2. Os gols do Fla, comandado por Flávio Costa, foram de João Daniel e Fio Maravilha.


No país, o retrospecto do Flamengo é positivo: 16 vitórias, quatro empates e três derrotas. A última atuação do Rubro-Negro no Peru foi pela Libertadores de 2008: 3 a 0 sobre o Cienciano, em Cuzco, no Estádio Garcilaso de la Vega.

A casa do Universitario


A pedra fundamental do Monumental de Lima foi colocado em 16 de janeiro de 1991, mas o estádio só foi inaugurado no dia 2 de julho de 2000. A casa do Universitario, apesar de ser o maior palco da América do Sul, com capacidade para 80.093 lugares, não costuma receber os jogos da seleção peruana, que costuma atuar no Estádio Nacional, capaz de receber 50 mil lugares.

Leia também: Conmebol, Flamengo e River tiveram bom senso. Final em Lima

O Monumental receberá pela primeira vez uma final de torneio internacional . O estádio, por outro lado, já recebeu uma série de eventos não relacionados ao futebol, especialmente show. Paul McCartney, Rolling Stones, Roger Waters, Backstreet Boys, Beyoncé, Black Eyed Peas, Rod Stewart... A lista é extensa.

Distante de Miraflores e acesso difícil

O Estádio Monumental fica no Distrito de Ate, que fica na área leste da cidade, distante de Miraflores, distrito mais conhecido e principal destino turística da capital chilena. Deste local, em dias normais, este trajeto costuma durar cerca de 35 minutos, sendo preciso pegar dois ônibus. Por aplicativo, a corrida custaria cerca de 35 reais. O trânsito de Lima, em dias de semana, é intenso.

A decisão da Libertadores, contudo, será no sábado, o que pode facilitar a vida do torcedor nesta questão, além da estrutura a ser preparada para o evento.

O que não deve ser fácil é a chegada e saída do estádio, uma vez que apenas a Javier Prado Este é a única que dá acesso ao local e, em dias de partida do Universitario, por exemplo, costuma ser problema para quem chega de carro.

Curta a página do R7 Esportes no Facebook.

Quais times mais trocaram de técnico neste século? Veja aqui

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.