Espanha anuncia Montse Tomé como a primeira treinadora mulher da história da seleção
Jorge Vilda foi demitido em meio à polêmica que envolve Luis Rubiales; o técnico venceu o título na Copa do Mundo Feminina
Futebol|Do R7
A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou nesta terça-feira (5) a demissão do técnico Jorge Vilda, campeão da Copa do Mundo Feminina com a seleção da Espanha há menos de duas semanas. Apesar do título, a trajetória do comandante sempre foi questionada, devido a atritos com as jogadoras.
Pela primeira vez na história da equipe, uma mulher assumirá o cargo. Montse Tomé, ex-jogadora de 42 anos, era técnica adjunta na antiga comissão e é a nova treinadora do time.
O fator Luis Rubiales foi importante para a decisão. O ex-presidente da federação, que forçou um beijo em Jenni Hermoso durante as celebrações do título inédito, bancou a presença de Vilda no cargo de treinador, mesmo com o boicote a ele no ano passado. A RFEF é liderada, provisoriamente, por Pedro Rocha, que optou por desligar Vilda por sua forte ligação com Rubiales.
•Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
"A Real Federação Espanhola de Futebol, em uma das primeiras medidas de renovação anunciadas pelo presidente Pedro Rocha, decidiu dispensar os serviços de Jorge Vilda como técnico da seleção nacional feminina, cargo que aceitou em 2015. A RFEF agradece [...] os sucessos alcançados durante sua passagem coroada com a recente conquista da Copa do Mundo", escreveu a entidade em um comunicado.
Montse Tomé, a nova treinadora da seleção feminina da Espanha, é ex-jogadora, tem 42 anos e é a primeira mulher a comandar a "Fúria" em toda a história. Como atleta, Tomé atuou por Oviedo Moderno, Levante e Barcelona.
Além de beijar campeã da Copa, dirigente teria roubado dinheiro para festa; conheça Luis Rubiales