Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Enforcamento' de Vini Jr é mais um capítulo de perseguição ao jogador na Espanha

Atacante é alvo de provocação da torcida do Atlético de Madrid

Futebol|

Lance
Lance Lance

Nesta quinta-feira, Real Madrid e Atlético de Madrid se reencontram pela Copa do Rei com Vini Jr no centro das atenções. Na madrugada, o jogador foi alvo de provocação de uma torcida organizada da equipe colchonera, sendo representado com um boneco de plástico com uma camisa merengue com o nome e número do brasileiro nas costas enforcado em um viaduto.

O episódio, amplamente condenado pela imprensa espanhola, vem sendo tratado como algo "intolerável" e "gravíssimo". Nas últimas horas, Real Madrid, Atlético de Madrid e La Liga também se pronunciaram, condenaram a atitude da Frente Atlético, torcida responsável por armar a provocação, e se colocaram à disposição das autoridades.

+ Saiba os brasileiros que Cristiano Ronaldo vai jogar junto ou enfrentar no Campeonato Árabe

DAS PROVOCAÇÕES AO RACISMO

Publicidade

O capítulo desta quinta-feira é apenas mais um dentre muitos sofridos por Vini Jr, principalmente nos últimos meses. Embora seja alvo dos adversários desde o período em que atuava com a camisa do Real Madrid Castilla, seu crescimento e seu protagonismo estão incomodando os rivais dentro e fora dos gramados.

Em um dos seus primeiros jogos com a camisa do Castilla, Vini Jr encarou o Atlético de Madrid B quando ainda era uma joia a ser lapidada, ainda distante da peça protagonista que se tornou com o passar dos anos. Naquele duelo, o brasileiro marcou dois gols, mas foi vítima de uma mordida na cabeça do zagueiro Tacchi.

Publicidade

> Veja a classificação do Campeonato Espanhol

No entanto, os casos se intensificaram desde a última temporada em que Vini Jr explodiu seu futebol, conseguiu ser um dos destaques do Real Madrid e com direito a gol em final de Champions League. Nos últimos meses, muitos são os casos de racismo sofrido pelo jogador em diversos estádios de futebol.

Publicidade

Em setembro, o Real Madrid encarou o Mallorca em uma partida marcada por polêmicas com o brasileiro. Javier Aguirre, treinador adversário, foi acusado pelo jogador do Real de incentivar que seus atletas batessem nele, o que irritou o camisa 20 em campo e rendeu discussões nas semanas seguintes.

Vinicius Junior - Real Madrid x Atlético de Madrid
Vinicius Junior - Real Madrid x Atlético de Madrid Vinicius Junior - Real Madrid x Atlético de Madrid

Jogador foi vítima da torcida do Atlético de Madrid (Foto: JAVIER SORIANO / AFP)

CASOS RECORRENTES

Inicialmente, as danças do jogador da Seleção Brasileira eram usadas como argumentação para validar críticas vazias contra um personagem que esbanjava felicidade ao marcar seus gols. Rapidamente, Vini Jr virou alvo de insultos raciais não somente em estádios de futebol, como em um programa de televisão espanhol.

No duelo contra o Atlético de Madrid pelo Campeonato Espanhol, vários torcedores insultaram racialmente o brasileiro e o chamaram de "macaco", tanto dentro quanto fora do Estádio Cívitas Metropolitano. O caso passou a ser investigado pela La Liga, entidade responsável pela organização da competição.

No fim do ano passado, Vini Jr foi ostensivamente ofendido racialmente ao ser substituído no jogo contra o Valladolid. Diversos torcedores não demonstraram nenhum pudor, apesar das filmagens, e diziam constantemente a palavra "mono", que significa "macaco" em espanhol. Além disso, diversos objetos foram arremessados em direção ao atleta no gramado.

Neste episódio, o camisa 20 perdeu a paciência após aguentar muitas críticas calado e soltou o verbo para cobrar punições concretas aos criminosos que frequentam os estádios espanhóis. Embora tenha tido o apoio de Ronaldo "Fenômeno", o jovem recebeu uma resposta da La Liga contra-argumentando as palavras do jogador.

Ainda que Real Madrid, Atlético de Madrid e La Liga tenham condenado a atitude dos torcedores por conta do "enforcamento" de Vini Jr, as esperanças de que algo será resolvido são pequenas. Diante de tantos casos recorrentes e reincidentes contra um mesmo atleta e a falta de punição, a expectativa é de que mais um episódio "caia em esquecimento" até que um novo surja.

Vini Jr enforcado - Atlético x Real
Vini Jr enforcado - Atlético x Real Vini Jr enforcado - Atlético x Real

Torcedores do Atlético simularam o enforcamento de Vini Jr (Foto: Reprodução/Marca)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.