Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Embalado, Botafogo aposta na força da torcida e na solidez defensiva para retomar liderança diante do Corinthians

Alvinegro foi ultrapassado pelo Palmeiras, mas tem a chance de seguir com 100% de aproveitamento e aumentar sequência invicta em 2023...

Futebol|

No cenário atual do futebol brasileiro, todo treinador sonha em ter respaldo de sua diretoria e sequência para trabalhar. Desde que chegou ao Botafogo, Luís Castro teve o apoio de John Textor, acionista da SAF alvinegra, mesmo nos momentos mais conturbados. O português começa a ver a evolução de seu trabalho, e a equipe tenta, nesta quinta, manter a sequência invicta e retomar a liderança do Brasileirão.

+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro

Ainda é cedo para definir se o elenco alvinegro irá disputar o título nesta edição. No entanto, engatou uma sequência positiva de 14 partidas invictas na temporada, com onze vitórias e três empates. Foram 36 gols marcados e apenas 11 sofridos neste período. Dentre os jogos, triunfos convincentes contra Flamengo e Atlético-MG, e o melhor início de Brasileirão desde 1981.

SINTONIA DA DUPLA DE ZAGA E GOLEIRO INSPIRADO

Publicidade

Um dos fatores que dita o equilíbrio do conjunto alvinegro tem sido a solidez defensiva. A sintonia da dupla Adryelson e Víctor Cuesta é notória e vai além dos números, com o entrosamento cada vez mais forte. Essa conjuntura parte do princípio da manutenção da espinha dorsal de 2022, com o comandante português tendo tempo para iniciar de vez uma temporada.

+ Botafogo pede serenidade na cobertura das investigações sobre as apostas esportivas e reafirma compromisso com a ética profissional

Publicidade

De acordo com dados do portal Sofascore, Adryelson está entre os três jogadores com mais cortes em momentos decisivos do campeonato e tem se destacado com boas atuações. Víctor Cuesta tem um bom desarme e se destaca na saída de bola ao arriscar um passe longo e procurar tanto os pontas, quanto Tiquinho Soares para fazer o pivô.Víctor Cuesta renovou com o Botafogo até 2024 e tem sido um dos destaques desta temporada (Vítor Silva/ BFR)

Além deles, Lucas Perri impressiona a cada partida com um desempenho acima da média. Ao todo, já foram 15 defesas difíceis em finalizações dentro de sua área, o que mostra que o arqueiro tomou conta da posição, e será difícil para Gatito Fernández conseguir voltar a ser titular no momento. 

Publicidade

+ Ídolo do Botafogo, Túlio Maravilha exalta Tiquinho Soares e diz: ‘Confiante em pelo menos um título’

Nas laterais, Marçal deu mais experiência e acertos nos cruzamentos, assim como fortaleceu a marcação em seu setor. Por outro lado, Di Plácido, Rafael e Daniel Borges tentam ter uma sequência para garantir a titularidade na direita. O argentino está à frente no momento e também subiu de produção junto com o conjunto alvinegro.

'FATOR CASA' E NOVO GRAMADO DO NILTON SANTOS

Em 2022, o Glorioso oscilou no Brasileirão e chegou a ocupar a zona de rebaixamento no primeiro turno. Mas a partir do returno, o time emendou uma sequência que o colocou próximo das vagas para a Libertadores. A classificação não veio justamente por tropeços em casa, porém garantiu a presença na Sul-Americana.

+ Botafogo x Corinthians: onde assistir ao vivo, horário e escalações do jogo pelo Brasileirão

Ao contrário da última temporada, o Glorioso tem tido um desempenho consistente sob seus domínios em 2023. A única derrota dentro no Nilton Santos aconteceu com o time B, diante do Audax na primeira partida do Carioca. Contudo, é preciso ponderar que o estádio ficou meses fechado para troca no gramado, que agora é sintético.

+ Com Janderson e Carlos Alberto, Botafogo divulga relacionados para duelo com o Corinthians

No Brasileirão, o desempenho no Rio de Janeiro segue eficiente e, nesta quinta, a equipe terá mais três pontos em disputa. A tendência é que o português volte a utilizar entre os titulares três atletas que são pilares do Botafogo em 2023: Tiquinho, Marçal e Eduardo. Será a chance de retomar a liderança, que agora é do Palmeiras, com um jogo a mais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.