Em dois meses de São Paulo, Rafael iguala quantidade de jogos que fez nos últimos dois anos
Titular no gol do Tricolor, o goleiro disputou 11 partidas pelo São Paulo neste ano - a mesma quantidade de jogos que fez nos últimos...
Futebol|Do R7
Rafael chegou como reforço do São Paulo para esta temporada e conseguiu assumir a titularidade no gol. Diferente do último ano, quando Rogério Ceni trabalhou com um rodízio entre os goleiros, o jogador esteve presente em todos os jogos do Tricolor até o momento.
Até agora, foram onze jogos disputados neste ano. Além de Rafael, o elenco tricolor conta com Felipe Alves e Jandrei como opção também. Mas há algo que chama atenção: em dois meses após sua estreia no São Paulo, igualou ao mesmo número de partidas que fez nos 22 meses anteriores ao seu anúncio no clube do Morumbi. Os dados são do perfil 'SPFC Estatísticas'.
ATUAÇÕES: Ninguém vai bem no São Paulo, e substituições de Ceni não têm efeito na derrota
Veja tabela do Campeonato Paulista e simule os próximos jogos
Ou seja, neste pouco tempo de São Paulo somou a mesma quantidade de jogos que disputou nos últimos dois anos.
Como dito anteriormente, o cenário referente ao gol do São Paulo nesta temporada tem sido diferente ao do último ano. No começo do Campeonato Paulista de 2022, a posição era revezada entre Tiago Volpi e Jandrei. Perto do fim do primeiro semestre, Volpi deixou o Tricolor e Jandrei assumiu como titular. Entretanto, foi surpreendido por uma lesão nas costas, após sofrer uma fratura.
Na época, a única opção passou a ser Thiago Couto - Cria de Cotia, emprestada ao Juventude neste ano. Assim, Felipe Alves chegou para reforçar a posição. Ao que tudo indicava, alguém enfim havia se firmado no gol tricolor - tanto que o camisa 1 foi titular em grandes decisões que a equipe enfrentou em 2022, como na final da Copa Sul-Americana.
Sobre manter este rodízio, foi algo citado pelo próprio Rogério Ceni na primeira entrevista coletiva que concedeu no começo desta temporada. Na época, afirmou que 'experimentaria dois ou três goleiros nas primeiras rodadas', mas não foi assim que aconteceu.
- Nós podemos até experimentar dois ou mesmo três goleiros nessas primeiras rodadas. Eu falei para o Rui (Costa, executivo de futebol do São Paulo) que são goleiros que é muito difícil deixar como terceiro goleiro, porque nenhum deles merece ser terceiro goleiro. Tudo bem ser segundo goleiro, ficar como opção. Eu acho que os três podem compreender. Os três têm capacidade para brigar pela primeira posição, mas nenhum deles merece ser terceiro goleiro. Eu passei isso para eles - disse na época.
Porém, neste ano, somente Rafael defendeu o São Paulo. Quanto ao seu desempenho, foi vazado nove vezes e é o atleta do elenco atual com mais minutos em campo.
Antes de assinar com o São Paulo, o defensor era reserva do Atlético-MG. Na temporada passada, disputou somente nove partidas. Se entrar em campo contra o Botafogo-SP, neste domingo (5), ultrapassará este número de jogos que disputou nos últimos 22 meses.