Libertadores

Futebol Em busca do tri: Renato Gaúcho já foi campeão como técnico e jogador da Copa Libertadores

Em busca do tri: Renato Gaúcho já foi campeão como técnico e jogador da Copa Libertadores

Atual treinador do Flamengo, ele estará na beira do gramado na final contra o Palmeiras, dia 27, em Montevidéu, no Uruguai

Lance
Lance

Lance

Lance

Ganhar três Copas Libertadores da América é um feito muito difícil de ser alcançado. Porém, Renato Gaúcho pode atingir essa marca. Atual técnico do Flamengo, ele pode chegar ao tricampeonato se o Rubro-Negro vencer o Palmeiras na final deste sábado, dia 27, no Uruguai.


+ Relembre a trajetória do Flamengo na Libertadores 2021


Renato Portaluppi conquistou a competição tanto como jogador quanto treinador. Coincidentemente, as duas foram pelo Grêmio, onde é considerado por muitos torcedores o maior ídolo do clube.

Em 1983, ele foi um dos nomes da conquista da primeira Glória Eterna do Imortal. Depois, ainda foi campeão da Copa Intercontinental (Mundial de Clubes) fazendo os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Hamburgo.

Já treinador do Grêmio, em 2017, ele levou o time novamente ao título do principal campeonato do continente. Na final, contra o Lanús-ARG, a equipe comandada por ele não deu chances ao adversário e venceu as duas partidas (1 a 0 em Porto Alegre e 2 a 1 em Lanús).

+ 1981 e 2019: Conheça os jogadores que foram campeões da Libertadores pelo Flamengo

Campanhas frustradas

Apesar da história campeã, Renato Gaúcho também tem decepções na Libertadores da América. Em 1984, buscando o bi pelo Grêmio, o então camisa sete foi derrotado na final da edição para o Independiente-ARG.

Disputando sua primeira Libertadores como treinador, Renato teve mais uma grande frustração. Comandando o Fluminense em campanha mágica, em 2008, ele e a equipe tricolor bateram na trave e perderam a final para a LDU-EQU, nos pênaltis, em pleno Maracanã, com mais de 85 mil torcedores no estádio.

+ Dos vexames ao protagonismo: como o Flamengo transformou sua história na Libertadores

Chance de consagrar 2021

Agora no comando do Flamengo, Renato Gaúcho pode conquistar a Libertadores e, enfim, cair nas graças da torcida. Embora tenha tido um desempenho avassalador no mata-mata da edição 2021, o time comandando por ele veio recebendo críticas por parte da torcida nas redes sociais.

A final da Libertadores 2021 entre Palmeiras e Flamengo será neste sábado, dia 27, às 17h, no estádio Centenário, no Uruguai. O LANCE! trará todas as informações do confronto histórico entre os clubes brasileiros.

Últimas