Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em alta no Flamengo, 'Geração 85' fica livre para assinar pré-contrato a partir desta quinta; entenda cada caso

Titulares na equipe rubro-negra, Diego Alves, Filipe Luís e Diego têm contrato até dezembro de 2021. Clube mantém tranquilidade e iniciará conversas nos próximos meses

Futebol|

Lance
Lance Lance

Titulares e líderes do elenco rubro-negro, Diego Alves, Filipe Luís e Diego têm vínculo com o Flamengo até dezembro e estão livres para assinar pré-contrato com qualquer outro clube a partir desta quinta-feira. Apesar de ligar o sinal de alerta, a situação é tratada com tranquilidade pela diretoria do clube, que tem boa relação com a chamada 'Geração 85' e avançará nas conversas sobre renovação nos próximos meses.

+ De olho no sucessor: veja 15 jogadores que o Flamengo poderia tentar para o lugar de Gerson

O trio de veteranos, que está identificado com o clube e foi fundamental nas conquistas dos títulos desde 2019, também lida de forma natural com a situação e mantém o foco nas disputas do Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil.

Apesar de preservar um contato constante com os jogadores e os respectivos estafes, o Flamengo deve esperar o fim da janela do meio do ano para sentar e discutir detalhadamente as condições de cada renovação. A tendência é que as conversas sigam nos moldes de negociações recentes: contrato por um ano e reajuste discreto nos salários. Abaixo, o LANCE! detalha a situação de cada um.

Publicidade

DIEGO ALVES

Com 36 anos completos na última semana, Diego Alves segue com a moral alta no Flamengo e é o titular incontestável da posição. Após um início de 2021 marcado por problemas físicos, o goleiro parece estar recuperado e foi titular nas últimas oito partidas, com boas atuações. Por precaução, ele será poupado do duelo com o Cuiabá nesta quinta-feira, mas voltará a ficar à disposição para o Fla-Flu de domingo.

Publicidade

+ Confira a tabela completa do Campeonato Brasileiro

O caso de Diego Alves, no entanto, tem algumas particularidades. A pouco mais de seis meses, no fim de 2020, o goleiro estava na reta final de contrato e passou por uma longa e desgastante negociação com o Flamengo. Os principais fatores que causaram o impasse foram os valores (de salário e luvas) e o tempo de contrato.

Publicidade
Diego Alves
Diego Alves Diego Alves

Diego Alves renovou no fim de 2020 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

No fim das contas, as duas partes cederam e chegaram a um acordo. Uma das condições de Diego Alves para renovar por uma temporada foi a ausência de multa rescisória no contrato. Dessa forma, o goleiro pode deixar o clube de graça quando bem entender, não necessitando usar o mecanismo do pré-contrato. Com sondagens do futebol europeu e árabe, ele tem a liberdade de saída imediata diante de possíveis ofertas na janela do meio do ano.

FILIPE LUÍS

Contratado no meio de 2019, essa será a primeira vez que Filipe Luís passará pelo processo de renovação. E, se depender dele, não haverá nenhuma polêmica. Bem adaptado ao Rio de Janeiro e feliz por estar no time do coração, o veterano disse, em entrevista recente ao site "ge", que acredita no final feliz no processo de extensão do vínculo.

- Tanto eu quanto todos os dirigentes e comissão técnica colocamos o Flamengo em primeiro lugar. A gente quer tudo para o Flamengo, pelo Flamengo. Quando todo mundo está no mesmo objetivo, alinhado pelo mesmo caminho, vai acontecer para um lado ou para outro. Quem vai ganhar vai ser o Flamengo. Estou muito tranquilo na parte da renovação - disse o jogador.

Filipe Luís - Flamengo
Filipe Luís - Flamengo Filipe Luís - Flamengo

Filipe Luís em viagem do Fla (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Com 35 anos (completa 36 em agosto), Filipe Luís ainda não sentiu peso da idade e tem papel fundamental no elenco do Flamengo. Nesta temporada, ele atuou em 17 das 23 partidas da equipe principal rubro-negra e é um dos destaques no time de Rogério Ceni.

DIEGO RIBAS

Desde 2016 no Flamengo, Diego Ribas já passou por outros dois processos de renovação: o primeiro em janeiro de 2019 e o segundo em agosto de 2020. Em ambos os casos, o capitão não escondeu a vontade de permanecer no Rubro-Negro e dispensou grandes aumentos salariais, mesmo recebendo sondagens de clubes do exterior.

+ Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Do lado do Flamengo, a diretoria sempre reconheceu a importância de Diego no elenco, seja pela experiência ou pela liderança. E, diferente das últimas negociações, o camisa 10 agora tem papel fundamental também dentro de campo, sendo peça-chave no time de Ceni. Em nova posição, ele superou a desconfiança de parte da torcida e é um dos destaques na atual temporada.

Diego Ribas - Coletiva de Imprensa (Flamengo)
Diego Ribas - Coletiva de Imprensa (Flamengo) Diego Ribas - Coletiva de Imprensa (Flamengo)

Diego pode renovar pela terceira vez (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Mais velho do trio, Diego completou 36 anos em fevereiro, mas impressiona pelo ótimo preparo físico. Afastado de qualquer tipo de lesão, ele disputou 21 jogos nesta temporada e é o atleta com maior sequência atual de partidas no elenco rubro-negro. Nesta quinta-feira, contra o Cuiabá, o atleta deve iniciar a 10ª partida consecutiva como titular.

OUTROS CASOS

Além da 'Geração 85', o Flamengo tem outros dois jogadores com contrato até 31 de dezembro: Bruno Viana e Klebinho. O primeiro está emprestado pelo Braga, de Portugal, e só ficará no Rio de Janeiro, caso o clube rubro-negro desembolse 8 milhões de euros (cerca de R$ 48 milhões na cotação atual). A decisão final dependerá do desempenho do jogador ao longo da temporada. Klebinho, por sua vez, não tem nenhuma chance de ficar no Flamengo e procura novo clube após ser dispensado pelo Cruzeiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.