Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dorival reencontra América-MG buscando novo ponto de virada para temporada do São Paulo

No primeiro turno, estreia do treinador aconteceu diante do Coelho

Futebol|Do R7

Lance
Lance Lance

Passados pouco mais de quatro meses desde o retorno de Dorival Júnior ao São Paulo, os caminhos do Tricolor voltam a se cruzar com os do América-MG, adversário da partida deste domingo (27), às 16 horas (de Brasília), pela 21ª rodada do Brasileirão. Isso porque a estreia do treinador no comando da equipe foi justamente em uma partida diante do Coelho, em abril deste ano.

+ Renove o seu estoque de camisas do Tricolor com o cupom LANCEFUT 10% OFF

Na ocasião, o Tricolor venceu o clube mineiro por 3 a 0 no Morumbi, gols de Luciano, Calleri e Marcos Paulo. Apesar do placar, o São Paulo sofreu no jogo e viu seu goleiro, Rafael, ser o melhor jogador em campo. Tal fato, no entanto, se tornou detalhe diante da importância que o resultado teve para a equipe, além dos três pontos.

Quando Dorival assumiu um São Paulo em baixa, após eliminação no Paulistão diante do Água Santa. Também haviam problemas de relacionamento entre alguns jogadores do elenco e o então técnico Rogério Ceni. A temporada, até então, tinha rumos incertos, e houve até quem falasse em risco de rebaixamento no Brasileirão.

Publicidade

A vitória elástica sobre o América serviu para apaziguar os ânimos no clube e dar estabilidade para o time, que aos poucos foi incorporando o estilo que Dorival imaginava como o ideal: controle do jogo através da posse de bola, toques curtos e muita movimentação, especialmente pelo centro do campo.

+ Assista aos jogos do seu clube do coração com aquela gelada! Copo Stanley a partir de R$120,00

Publicidade

Mesmo disputando três competições, o São Paulo conseguiu administrar e se manter competitivo em todas elas, atingindo até mesmo o G4 do Brasileirão após golear o Santos por 4 a 1. Mas foi nos mata-matas que o time se encontrou, com vitórias heroicas sobre Palmeiras, nas quartas de final da Copa do Brasil, Corinthians, na semifinal do mesmo torneio, e uma virada imponente para cima do San Lorenzo (ARG), pelas oitavas da Sul-Americana.

É verdade que nem tudo saiu como esperado ao longo desse período: Dorival também teve que enfrentar críticas sobre o estilo de jogo da equipe, que supostamente tocava muito a bola e criava poucas chances de gol, e até uma sequência de quatro derrotas, que colocou em dúvida a sequência do time na temporada.

Publicidade

Atualmente, o São Paulo carrega uma sequência de cinco jogos sem vitórias no Brasileirão, além do revés no jogo de ida das quartas de final da Sul-Americana diante da LDU (EQU). O time, que já chegou a ocupar a quarta posição da tabela, se vê cada vez mais distante de uma vaga direta para a Libertadores de 2024 pelo campeonato nacional.

Ainda assim, Dorival merece créditos pelo seu trabalho, que além da classificação para a final da Copa do Brasil tem um aproveitamento de 60,4% dos pontos conquistados (veja mais no gráfico abaixo). A torcida espera que, mais uma vez, o América seja o ponto de virada na temporada do São Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.