Dorival cumpre o seu papel, mas futuro na Gávea é improvável
Contratado para recolocar o Flamengo na briga pelo título brasileiro, treinador deve terminar a curta passagem com bom aproveitamento
Futebol|Do R7

Dorival Júnior não levou o Flamengo à conquista do título brasileiro, porém, independentemente do resultado do jogo contra o Atlético-PR, domingo, o técnico terminará a temporada em alta no comando do Rubro-Negro, Nas 11 partidas que comandou até o momento, Dorival tem 73% de aproveitamento dos pontos disputados, elevou o desempenho de certos jogadores e fez com que o time terminasse o ano em uma boa fase - apesar do vice-campeonato.
Leia também
Saiba o que estará em jogo na 38ª e última rodada do Brasileirão 2018
Paquetá troca foto de perfil em rede social por uma sem a camisa do Fla
Veja jogadores com mais títulos do Brasileirão; trio do Verdão na lista
Paquetá se prepara para despedida, mas avisa torcida: 'É um até breve'
Flamengo iguala maior pontuação de um vice nos pontos corridos
Por ora, no entanto, a permanência de Dorival Jr na Gávea em 2019 ainda é improvável. O clube passa por eleições no mês de dezembro e outros nomes são os favoritos das chapas que concorrem ao cargo presidencial do Flamengo.
Há algumas semanas, dois nomes já são tratados como preferidos na Gávea: Abel Braga, que deixou o Fluminense em junho, e Renato Gaúcho, atual técnico do Grêmio. Nenhuma das chapas confirma negociações com nomes, por ora.
Dorival Júnior assumiu o comando da equipe na 27ª rodada, quando o Flamengo ocupava a quarta posição com 48 pontos, atrás de Internacional (50), São Paulo (50) e Palmeiras (51). A distância era curta, mas o Rubro-Negro vivia um momento de baixa, vindo de eliminações na Copa do Brasil e Libertadores, enquanto o líder estava em viés de alta desde a chegada do treinador Felipão.
Sob seu comando, o time do Flamengo adotou um estilo de jogo mais direto, mas sem perder o "gosto" pela posse de bola. A mudança de postura em campo - cobrada pela direção e torcida antes de sua chegada - também foi perceptível na maior parte dos jogos, o que influenciou nos resultados: sete vitórias, três empates e só uma derrota (para o Botafogo, no Nilton Santos).
Apostando na manutenção de uma equipe titular, Dorival também conseguiu que nomes como Vitinho, Uribe e Willian Arão tivessem uma boa sequência no time principal, além de dar confiança a Berrío, César e Rhodolfo, atletas que saíram do banco e tornaram-se opções importantes nesta reta final de ano.
Curta a página do R7 Esportes no Facebook.
Real ou virtual? Compare os rostos dos craques do futebol no FIFA 19
Lançado de maneira oficial em setembro deste ano, o jogo FIFA 19 aprimorou seus gráficos a fim de levar ao público um simulador de futebol que mais se aproximasse da realidade. Veja alguns dos craques do futebol internacional que tiveram seus rostos re...
Lançado de maneira oficial em setembro deste ano, o jogo FIFA 19 aprimorou seus gráficos a fim de levar ao público um simulador de futebol que mais se aproximasse da realidade. Veja alguns dos craques do futebol internacional que tiveram seus rostos reproduzidos no game e compare-os com a vida real