Futebol Desfalcado, Flamengo precisa quebrar série de tabus para avançar na Copa do Brasil

Desfalcado, Flamengo precisa quebrar série de tabus para avançar na Copa do Brasil

Históricos recentes do Rubro-Negro e Rogério Ceni diante do São Paulo são negativos. Time precisa vencer por pelo menos um gol de diferença para levar aos pênaltis

Lance
Lance

Lance

Lance

Com uma extensa lista de desfalques e sem vencer há três partidas, o Flamengo tem pela frente uma difícil missão se não quiser ser eliminado da Copa do Brasil, nesta quarta-feira. Após perder o jogo de ida para o São Paulo, no Maracanã, por 2 a 1, o Rubro-Negro precisa reverter o placar no Morumbi para seguir vivo na competição. E, se depender do retrospecto recente do clube, a tarefa será ainda mais complicada.

ADVERSÁRIO INDIGESTO

Para começar, o retrospecto recente diante do São Paulo não é nada favorável ao clube rubro-negro. Nas últimas sete partidas entre as equipes, foram três empates e quatro vitórias do Tricolor paulista.

A última vez que o Flamengo venceu o São Paulo foi em julho de 2017, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, Guerrero e Diego Ribas marcaram os gols da vitória de 2 a 0, na Ilha do Urubu. Curiosamente, Rogério Ceni era o técnico do Tricolor e foi demitido no dia seguinte à partida.

MÁS LEMBRANÇAS NO ESTÁDIO

Se levar em conta apenas as partidas no Morumbi - palco do duelo desta quarta-feira -, a situação é ainda pior para o Flamengo, que não vence no estádio há mais de nove anos. O último triunfo ocorreu em outubro de 2011: uma vitória por 2 a 1, com gols de Renato Abreu e Thiago Neves.

De lá para cá, o Flamengo disputou mais oito partidas no estádio e acumulou maus resultados. No total, foram quatro empates e quatro derrotas.

EM BUSCA DE UM FEITO INÉDITO

Outro tabu que o Flamengo precisa quebrar se quiser avançar às semifinais tem a ver com o histórico do clube na Copa do Brasil. Em 24 participações no torneio, o Rubro-Negro jamais conseguiu reverter um resultado negativo como visitante no jogo de volta. Foram três ocasiões em que o clube foi derrotado em casa no jogo de ida e acabou eliminado em todas elas.

Na primeira delas, nas quartas de final em 2000, o Flamengo foi goleado em casa pelo Santos por 4 a 0 e voltou a ser derrotado no jogo de volta (4 a 2). Já nas oitavas de 2005, o Rubro-Negro mandou o jogo de ida em Campo Grande (MS) e perdeu para o Ceará por 2 a 0. Na volta, em Fortaleza, apenas empatou por 1 a 1 e foi eliminado. Em 2011, o cenário se repetiu nas quartas de final: derrota para o Ceará por 2 a 1, no Engenhão, e empate por 2 a 2, fora de casa.

DUELO PESSOAL DE ROGÉRIO CENI

Se não bastasse o Flamengo, Rogério Ceni também tem um tabu para quebrar diante do São Paulo. Nas seis partidas contra o clube do qual é ídolo, o treinador jamais saiu vitorioso. No total, foram quatro derrotas e dois empates, somando as passagens por Fortaleza e Flamengo. Relembre os jogos abaixo:

1. Fortaleza 0 x 1 São Paulo - Campeonato Brasileiro 2019
2. São Paulo 2 x 1 Fortaleza - Campeonato Brasileiro 2019
3. São Paulo 1 x 0 Fortaleza - Campeonato Brasileiro 2020
4. Fortaleza 3 x 3 São Paulo - Copa do Brasil 2020
5. São Paulo 2 x 2 Fortaleza - Copa do Brasil 2020
6. Flamengo 1 x 2 São Paulo - Copa do Brasil 2020

+ Confira o chaveamento da Copa do Brasil

Flamengo e São Paulo entram em campo nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbi. Como perdeu o jogo de ida por 2 a 1, o Rubro-Negro precisa vencer ao menos por um gol de diferença para levar aos pênaltis. Em caso de empate ou nova derrota, a vaga será do Tricolor paulista. Você pode acompanhar tudo sobre a partida no Tempo Real do LANCE!.

* estagiário sob a supervisão de Victor Mendes

Últimas