Departamento físico do Corinthians explica treinos durante a quarentena

Em vídeo publicado pela TV oficial do clube, Michel Huff, preparador físico, e Luciano Rosa, fisioterapeuta, deram um panorama de como tem funcionado as atividades dos atletas

Lance

Lance

Lance

O período da quarentena provocado pela pandemia de coronavírus acabou forçando os clubes a se reinventarem na preparação de seus jogadores. E para a torcida ter uma noção do que tem acontecido, o Corinthians, por meio de sua TV oficial, conversou com integrantes do departamento físico e do departamento médico do clube para explicar as atividades do elenco durante o isolamento doméstico, bem como a comunicação entre as partes.

Em vídeo publicado nesta quarta-feira, Michel Huff, preparador físico que chegou ao Timão junto com Tiago Nunes, contou como tem funcionado as conversas entre os profissionais da comissão técnica e os atletas, a fim de trocar informações para o melhor desenvolvimento dos trabalhos no período.

- Os jogadores vêm recebendo informações, também em um período passaram a responder sobre o bem estar, trazendo as informações diárias, como a qualidade do sono, qualidade da alimentação, se estavam fazendo os treinamentos que enviamos para que eles pudessem executar - disse Huff.

O fisioterapeuta Luciano Rosa se aprofundou um pouco mais nas tecnologias utilizadas pelo elenco e pela comissão técnica neste momento. O profissional revelou que um aplicativo que os jogadores já usavam anteriormente tem sido um aliado durante a quarentena junto a outros métodos tecnológicos.

- Todos os jogadores estão sendo acompanhados pelo departamento médico e físico por meio de mensagem de texto, de vídeo, de áudio, por videoconferência também, e por um aplicativo que eles já tinham o hábito de utilizar, sendo que essas informações são acessadas diretamente pela comissão técnica, comissão física e comissão médica - afirmou Rosa.

O fisioterapeuta também contou que o envio das orientações se baseia nas avaliações feitas no início da temporada e no momento em que as atividades foram paralisadas, a partir daí, cada atleta tem um treino específico. Dentro desse esquema, o clube forneceu os equipamentos necessários para que todos os movimentos possam ser realizados da forma mais adequada.

- Nosso departamento envia em vídeo exercícios preventivos de acordo com as avaliações que foram feitas na pré-temporada e também do momento que eles se encontravam quando houve a parada de treinamento. Além disso, alguns jogadores receberem exercícios mais específicos de acordo com cada característica e fizemos um mapeamento da necessidade dos jogadores em relação aos equipamentos. Então foi feita uma logística para que fossem entregues esses equipamentos - relatou o profissional.

Por fim, Luciano Rosa elogiou a aplicação dos jogadores durante esse período e o empenho que eles mostram na procura por realizar as tarefas da forma mais perfeita possível. Sempre utilizando o advento da tecnologia.

- O feedback dos jogadores tem sido excelente, muito positivo, eles estão realizando todos os exercícios que foram propostos e se eles têm alguma dúvida, entram em contato com a gente para que a gente possa ajudá-los, e muitas vezes nós realizamos isso por videoconferência, em tempo real.

Neste momento, o elenco do Corinthians está de férias e deve se reapresentar no dia 1º de maio, porém ainda não há uma definição se os jogadores permanecerão em casa ou se irão ao CT Joaquim Grava. Também não há previsão para o retorno das competições, embora tenha ficado decidido, por exemplo, que o Campeonato Paulista será decidido em campo.