Futebol Defesa do Barcelona vira 'peneira' e dificulta permanência de Xavi para próxima temporada

Defesa do Barcelona vira 'peneira' e dificulta permanência de Xavi para próxima temporada

Eliminação na Copa do Rei expôs desorganização da equipe no sistema defensivo

Lance
Lance

Lance

Lance

A eliminação do Barcelona na Copa do Rei da Espanha colocou pressão sobre o técnico Xavi, não apenas pelos resultados obtidos até aqui, mas também pelo desempenho recente da equipe. Um dos aspectos mais criticados no trabalho do técnico é o sistema defensivo, considerado o ponto-forte da equipe na última temporada.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Para efeito de comparação, o clube catalão terminou a temporada 2022/2023 com a melhor defesa das cinco principais ligas europeias (Campeonatos Espanhol, Inglês, Alemão, Francês e Italiano), com apenas 20 gols sofridos em 38 rodadas. Só nesta temporada, foram 24 gols contra em 20 jogos de La Liga, ou seja: com praticamente metade dos jogos disputados, o time tomou mais gols que no último campeonato.

Mais do que isso: o time de Xavi chegou à última rodada de La Liga com a possibilidade de se sagrar a defesa menos vazada da história dessas principais ligas, superando o Chelsea de 2004/2005, time que sofreu apenas 15 gols na Premier League e era comandado por José Mourinho, técnico reconhecido justamente por organizar boas defesas.

Somente em 2024, nos sete jogos disputados até aqui, o Barcelona sofreu 11 gols. Além disso, a defesa da equipe só não foi vazada em uma oportunidade, na vitória diante do Osasuna, por La Liga. Nas demais partidas, chegou a sofrer dois gols do Barbastro, da segunda divisão espanhola, e do Bétis, em jogo válido pelo Campeonato Espanhol. Também foi goleado por 4 a 1 na final da Supercopa da Espanha. Por fim, perdeu por 4 a 2 no jogo da eliminação diante do Bilbao.

Existem motivos para essa queda de rendimento. A começar pelo desempenho ruim de alguns jogadores na temporada, como Ronald Araújo. O uruguaio já foi considerado um trunfo do Barcelona para marcar Vinícius Júnior nos clássicos diante do Real Madrid, mas não conseguiu repetir o êxito de outras partidas no último duelo entre as equipes, pela final da Supercopa.

Coletivamente, a defesa também "desaprendeu" a jogar. Isso porque o sistema de "faltas táticas", ou seja, feitas apenas para interromper o contra-ataque do adversário, também não tem funcionado. O resultado é que quando a marcação na saída de bola dá errado, os defensores do Barcelona são pegos no mano a mano, sem cobertura, e mal posicionados.

Com a queda na Copa do Rei, o Barcelona tem duas possibilidades de conquista na temporada: Uefa Champions League e La Liga. Na competição continental, enfrenta o Napoli nas oitavas de final. No campeonato nacional, por sua vez, o clube catalão está a oito pontos de distância do líder Girona, com um jogo a menos na tabela.

Na coletiva após a eliminação diante do Bilbao, Xavi afirmou que deve deixar o Barcelona caso sua equipe não conquiste títulos na temporada ou, ao menos, seja competitiva. Para isso, o técnico precisa reorganizar sua defesa o mais rápido possível, ou então a tendência é de saída no meio do ano.

Últimas