Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Deco é apresentado como novo diretor esportivo do Barcelona

Ex-jogador luso-brasileiro fez história com a camisa blaugrana e conquistou um título de Champions League

Futebol|Do R7


Lance
Deco ajudou a costurar a negociação entre o Barcelona e o atacante Vitor Roque (Foto: Reprodução)

O Barcelona apresentou oficialmente, na manhã desta quarta-feira, o luso-brasileiro Deco como o mais novo diretor esportivo do clube. As negociações já estavam sendo costuradas desde antes do fim da temporada 2022-23 e o anúncio havia sido realizado semanas antes do evento. Introduzido por Joan Laporta (presidente) e Rafa Yuste (vice-presidente), o ex-jogador relembrou momentos de sua carreira e afirmou que deixou para trás até mesmo o Fluminense para assumir o cargo na Catalunha.

- Voltar aqui é algo que me deixa arrepiado. É um clube no qual eu sonhava jogar desde pequeno. Nunca imaginei poder alcançar isso, mas lutei. Nos anos que estive aqui, aprendi muito sobre a instituição e sobre o que ela significa. Quando fui embora, segui meu caminho, mas levei comigo os valores. Segui minha rotina e forma de pensar. Quando me aposentei, comecei a trabalhar com jogadores, clubes, consultoria de equipes... tive opção de trabalhar no Porto e no Fluminense. Estou deixando minha empresa, empregados que confiavam em mim, estou longe dos meus filhos. Não foi uma decisão fácil, mas eu gosto de trabalhar e por isso aceitei o desafio - disse o diretor.

Nascido em São Bernardo do Campo (SP), o meio-campista surgiu no Corinthians, fez sucesso meteórico no futebol português e foi contratado pelo Barcelona em 2004. Durante quatro anos de passagem, conquistou cinco títulos, incluindo a Champions League de 2005-06. No período, foi companheiro de Xavi, agora treinador da equipe. Questionado sobre as negociações por uma renovação com o comandante, Deco preferiu deixar para o futuro, mas rasgou elogios ao técnico.

+ Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

Publicidade

- Necessitávamos de tempo e tranquilidade para fazer o projeto, e Xavi nos entregou. Desde que Laporta ganhou as eleições, houve momentos aqui em que não se falava de futebol, mas Xavi chegou e teve a coragem de assumir em um momento incerto. Fomos companheiros como jogadores. Ele sabe treinar e eu sei de gestão. Se ele ganhou a chance de continuar, não foi porque é uma figura do clube, e sim porque ganhou isso como treinador. Assim são as coisas. Nada se presenteou, ele ganhou isso. Já lhes diremos sobre isso até o ano virar, mas estamos contentes pelo que tem sido feito. Será uma decisão do clube e dele - afirmou o naturalizado português.

Antes mesmo de assumir o cargo em Barcelona, Deco teve uma espécie de "missão inicial". O gestor foi responsável por intermediar as negociações do Barça com o centroavante Vitor Roque, do Athletico-PR, e teve sucesso ao garantir a compra por parte dos culés. A função se deu por ter um bom conhecimento do mercado brasileiro, além de sólida relação com o representante direto da joia do Furacão, André Cury. Perguntado sobre o jogador brasileiro, o diretor afirmou que não há possibilidades de uma chegada antes de janeiro de 2024.

Publicidade

- Nós sempre quisemos trazer Vitor Roque o mais cedo possível, mas não foi ou será executável. O acordo com o Athletico foi muito claro: o plano é que ele só venha em janeiro de 2024. Foi a condição que nos foi imposta para fecharmos a compra. Vamos avaliar as condições no determinado momento para sabermos como isso acontecerá - informou Deco.

A chegada de Deco suprirá a ausência de Mateu Alemany, que mantinha controle do futebol do Barcelona como diretor. O mandatário, que chegou a estar próximo de um acordo com o Aston Villa em junho, deve abrir conversas pelo mesmo cargo, mas no outro lado da Inglaterra, possivelmente assumindo o Tottenham.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.