Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

De terceira opção a motor do meio campo: entenda o 'renascimento' de Pulgar no Flamengo de Sampaoli

Volante chileno é um dos destaques da equipe desde a chegada do técnico argentino

Futebol|Do R7


Lance
Pulgar durante treinamento do Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Apesar de Arrascaeta e Gabigol terem sido decisivo e marcado os gols da vitória do Flamengo sobre o Fluminense, na Copa do Brasil, a partida teve um destaque absoluto: Erick Pulgar. Desde que retornou de lesão, o volante foi cavando seu espaço e, no momento, é homem de confiança de Sampaoli. O 'renascimento' do chileno no clube impressiona pelo arco.

Pulgar chegou ao Flamengo em julho do ano passado, como parte do pacotão de reforços da janela de transferências do meio do ano. O início da passagem pelo Ninho do Urubu foi discreto, com apenas algumas boas atuações e um total de oito jogos em 2022. Esteve no elenco campeão da Libertadores e da Copa do Brasil.

+ Contratado pelo Flamengo, Rossi chega ao Rio nesta sexta-feira

O começo da temporada também foi difícil para Pulgar. Sem muito espaço com Vítor Pereira, o volante sofreu uma lesão no quinto metatarso do pé direito, no fim de fevereiro, e ficou fora de ação por cerca de 45 dias. Longe dos gramados, o chileno viu o Flamengo sucumbir em quatro decisões, e o treinador português ser demitido, para que Sampaoli pudesse chegar.

Publicidade

Com o novo treinador, o volante mudou da água para o vinho. Na "fogueira" por conta de problemas físicos no meio-campo do Flamengo, Sampaoli lançou Pulgar em um dos jogos mais importantes deste início de trabalho: diante do Racing, em Avellaneda. O chileno foi um dos destaques do Rubro-Negro naquele empate suado na Argentina e, desde então, praticamente não saiu do time.

O LANCE! entende que o retorno acima da média de Pulgar tem muito a ver com o período de recuperação: completo e sem correr riscos, o volante pôde voltar 100% fisicamente, em esquema que lhe favorece. A confiança de Sampaoli também fez toda a diferença, deixando o chileno mais à vontade para realizar o seu jogo. Desde o duelo diante do Racing, ele participou de todos os oito compromissos do Flamengo, sendo titular em seis.

Publicidade

+ VÍDEO: Everton Ribeiro celebra retorno aos gramados e abre o jogo sobre problemas internos do FlamengoPulgar foi um dos grandes destaques do Flamengo na classificação sobre o Fluminense (Foto: Armando Paiva / LANCE!)

O que se vê de Pulgar atualmente no Flamengo é o mesmo que se viu na Fiorentina e nas seleções de base do Chile. O volante sabe fazer bem a marcação por zona e tem bom porte físico, mas o atributo principal de seu jogo é o passe. A verticalidade de Pulgar, inclusive, impressionou Sampaoli e encaixou muito bem em seu estilo de jogo. Com o argentino, ele distribuiu uma assistência, oito passes decisivos e 75% de acerto nos lançamentos.

Publicidade

Contra o Fluminense, Pulgar esteve em sua melhor noite pelo Flamengo. O volante errou apenas dois dos 15 passes tentados, sendo 10 de maneira vertical, além de ter feito excelente jogo defensivamente, na proposta de Sampaoli. Ao longo de 90 minutos, o chileno teve quatro desarmes, duas interceptações e dois cortes, sem ter levado nenhum drible.

+ Veja a tabela completa da Copa do Brasil

Pilar no esquema de Sampaoli, o volante chileno, assim como o restante do elenco, se reapresenta neste sábado no Ninho do Urubu, para iniciar a preparação visando o próximo desafio do Flamengo. O Rubro-Negro volta a campo na segunda-feira, para enfrentar o Vasco da Gama, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.