Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Da ascensão à queda: Lembre como a Parmalat agitou o mundo da bola

Sob a figura de Calisto Tanzi, que morreu no dia 1º em decorrência de uma pneumonia, a empresa investiu pesado no futebol

Futebol|Do R7

Calisto Tanzi, dono da Parmalat, morreu no último sábado (1º), em decorrência de uma pneumonia, mas a sua influência no futebol brasileiro e mundial deixou um legado marcante. Relembre como o "mecenato" da empresa de laticínios impactou o mundo da bola, especialmente nos anos 1990!
Calisto Tanzi, dono da Parmalat, morreu no último sábado (1º), em decorrência de uma pneumonia, mas a sua influência no futebol brasileiro e mundial deixou um legado marcante. Relembre como o "mecenato" da empresa de laticínios impactou o mundo da bola... Calisto Tanzi, dono da Parmalat, morreu no último sábado (1º), em decorrência de uma pneumonia, mas a sua influência no futebol brasileiro e mundial deixou um legado marcante. Relembre como o "mecenato" da empresa de laticínios impactou o mundo da bola, especialmente nos anos 1990!
A Parmalat ajudou a montar esquadrões em clubes, estampou sua marca em esportes como esqui e Fórmula 1 e fez acordos com seleções de futebol. Uma delas foi a seleção brasileira, no fim da década de 1990. Outra foi a dos Estados Unidos, que disputou uma das edições da Copa Parmalat.
A Parmalat ajudou a montar esquadrões em clubes, estampou sua marca em esportes como esqui e Fórmula 1 e fez acordos com seleções de futebol. Uma delas foi a seleção brasileira, no fim da década de 1990. Outra foi a dos Estados Unidos, que disputou uma... A Parmalat ajudou a montar esquadrões em clubes, estampou sua marca em esportes como esqui e Fórmula 1 e fez acordos com seleções de futebol. Uma delas foi a seleção brasileira, no fim da década de 1990. Outra foi a dos Estados Unidos, que disputou uma das edições da Copa Parmalat.
Tanzi tinha perdido espaço no futebol nos últimos anos. Em 2003, foi pedida a falência fraudulenta da Parmalat. Foi descoberto que o dono da multinacional e seus sócios inflavam os lucros da empresa artificialmente. Havia um rombo de 14 bilhões de euros na empresa. Em seus últimos dias de vida, Calisto Tanzi cumpria prisão domiciliar.
Tanzi tinha perdido espaço no futebol nos últimos anos. Em 2003, foi pedida a falência fraudulenta da Parmalat. Foi descoberto que o dono da multinacional e seus sócios inflavam os lucros da empresa artificialmente. Havia um rombo de 14 bilhões de euro... Tanzi tinha perdido espaço no futebol nos últimos anos. Em 2003, foi pedida a falência fraudulenta da Parmalat. Foi descoberto que o dono da multinacional e seus sócios inflavam os lucros da empresa artificialmente. Havia um rombo de 14 bilhões de euros na empresa. Em seus últimos dias de vida, Calisto Tanzi cumpria prisão domiciliar.
No Brasil, a parceria mais bem-sucedida da Parmalat aconteceu com o Palmeiras. Iniciada em 1992, essa "era" trouxe momentos avassaladores: o fim da seca de títulos do clube em grande estilo em 1993, com o Paulista, o Rio-São Paulo e o Brasileiro.
No Brasil, a parceria mais bem-sucedida da Parmalat aconteceu com o Palmeiras. Iniciada em 1992, essa "era" trouxe momentos avassaladores: o fim da seca de títulos do clube em grande estilo em 1993, com o Paulista, o Rio-São Paulo e o Brasileiro. No Brasil, a parceria mais bem-sucedida da Parmalat aconteceu com o Palmeiras. Iniciada em 1992, essa "era" trouxe momentos avassaladores: o fim da seca de títulos do clube em grande estilo em 1993, com o Paulista, o Rio-São Paulo e o Brasileiro.
O acordo do Verdão com a empresa rendeu um momento insólito. Afastado do Palmeiras por indisciplina no início de 1994, Edmundo foi "cedido" ao Parma para disputar dois jogos. Um deles foi o amistoso que o clube italiano fez contra a seleção da Colômbia. O outro foi a partida dos Ducais com o Juventude válida pela Copa Parmalat. Depois, o atacante voltou a fazer parte da equipe palmeirense.
O acordo do Verdão com a empresa rendeu um momento insólito. Afastado do Palmeiras por indisciplina no início de 1994, Edmundo foi "cedido" ao Parma para disputar dois jogos. Um deles foi o amistoso que o clube italiano fez contra a seleção da Colômbia... O acordo do Verdão com a empresa rendeu um momento insólito. Afastado do Palmeiras por indisciplina no início de 1994, Edmundo foi "cedido" ao Parma para disputar dois jogos. Um deles foi o amistoso que o clube italiano fez contra a seleção da Colômbia. O outro foi a partida dos Ducais com o Juventude válida pela Copa Parmalat. Depois, o atacante voltou a fazer parte da equipe palmeirense.
Em 1994, o alviverde teve mais uma conquista de Brasileirão, contando nesse período com nomes como Velloso, Antônio Carlos, Roberto Carlos, Mazinho, César Sampaio, Zinho, Rivaldo, Edílson e a dupla Evair e Edmundo.
Em 1994, o alviverde teve mais uma conquista de Brasileirão, contando nesse período com nomes como Velloso, Antônio Carlos, Roberto Carlos, Mazinho, César Sampaio, Zinho, Rivaldo, Edílson e a dupla Evair e Edmundo. Em 1994, o alviverde teve mais uma conquista de Brasileirão, contando nesse período com nomes como Velloso, Antônio Carlos, Roberto Carlos, Mazinho, César Sampaio, Zinho, Rivaldo, Edílson e a dupla Evair e Edmundo.
Dois anos depois, o Verdão mudou parte do seu elenco, mas teve novo feito. Com nomes como Cafu, Djalminha, Luizão e Müller, fez o "time dos 102 gols" campeão paulista de 1996.
Dois anos depois, o Verdão mudou parte do seu elenco, mas teve novo feito. Com nomes como Cafu, Djalminha, Luizão e Müller, fez o "time dos 102 gols" campeão paulista de 1996. Dois anos depois, o Verdão mudou parte do seu elenco, mas teve novo feito. Com nomes como Cafu, Djalminha, Luizão e Müller, fez o "time dos 102 gols" campeão paulista de 1996.
O clube ainda conquistou a Copa do Brasil e a Copa Mercosul em 1998. Mas o ápice veio em 1999.
O clube ainda conquistou a Copa do Brasil e a Copa Mercosul em 1998. Mas o ápice veio em 1999. O clube ainda conquistou a Copa do Brasil e a Copa Mercosul em 1998. Mas o ápice veio em 1999.
O Palmeiras do capitão César Sampaio, de Marcos, Oséas, Paulo Nunes, Roque Júnior, Zinho, Evair e Euller sagrou-se campeão da Copa Libertadores de 1999 ao vencer nos pênaltis o Deportivo Cali. Em 2000, logo após os títulos do Rio-São Paulo e da Copa dos Campeões, a parceria foi desfeita.
O Palmeiras do capitão César Sampaio, de Marcos, Oséas, Paulo Nunes, Roque Júnior, Zinho, Evair e Euller sagrou-se campeão da Copa Libertadores de 1999 ao vencer nos pênaltis o Deportivo Cali. Em 2000, logo após os títulos do Rio-São Paulo e da Copa do... O Palmeiras do capitão César Sampaio, de Marcos, Oséas, Paulo Nunes, Roque Júnior, Zinho, Evair e Euller sagrou-se campeão da Copa Libertadores de 1999 ao vencer nos pênaltis o Deportivo Cali. Em 2000, logo após os títulos do Rio-São Paulo e da Copa dos Campeões, a parceria foi desfeita.
O Juventude também recebeu patrocínio da empresa de laticínios. Logo no início, a equipe gaúcha foi campeã da Série B de 1994, contando com nomes como Sandro Blum, Lauro, Galeano, Dorival Júnior e Paulo Sérgio.
O Juventude também recebeu patrocínio da empresa de laticínios. Logo no início, a equipe gaúcha foi campeã da Série B de 1994, contando com nomes como Sandro Blum, Lauro, Galeano, Dorival Júnior e Paulo Sérgio. O Juventude também recebeu patrocínio da empresa de laticínios. Logo no início, a equipe gaúcha foi campeã da Série B de 1994, contando com nomes como Sandro Blum, Lauro, Galeano, Dorival Júnior e Paulo Sérgio.
Houve vaivém entre clubes e até um momento controverso. De saída do Zaragoza, Cafu tinha em seu acordo a cláusula de que só poderia jogar em um clube paulista se fosse o São Paulo. O tetracampeão foi anunciado pelo Juventude para um contrato inicial de três meses. Após ter feito duas partidas no Alfredo Jaconi, o tetracampeão foi para o Palmeiras. Nesse período, o Verdão também contou com novidades como Sandro Blum e Galeano e, em compensação, "reforçou" a equipe gaúcha com o meia Marquinhos e o atacante Alex Alves.
Houve vaivém entre clubes e até um momento controverso. De saída do Zaragoza, Cafu tinha em seu acordo a cláusula de que só poderia jogar em um clube paulista se fosse o São Paulo. O tetracampeão foi anunciado pelo Juventude para um contrato inicial de... Houve vaivém entre clubes e até um momento controverso. De saída do Zaragoza, Cafu tinha em seu acordo a cláusula de que só poderia jogar em um clube paulista se fosse o São Paulo. O tetracampeão foi anunciado pelo Juventude para um contrato inicial de três meses. Após ter feito duas partidas no Alfredo Jaconi, o tetracampeão foi para o Palmeiras. Nesse período, o Verdão também contou com novidades como Sandro Blum e Galeano e, em compensação, "reforçou" a equipe gaúcha com o meia Marquinhos e o atacante Alex Alves.
O Juventude se tornou campeão gaúcho de forma invicta em 1998. Flávio, Rodrigo Gral, Capone e Índio foram os destaques desta geração.
O Juventude se tornou campeão gaúcho de forma invicta em 1998. Flávio, Rodrigo Gral, Capone e Índio foram os destaques desta geração. O Juventude se tornou campeão gaúcho de forma invicta em 1998. Flávio, Rodrigo Gral, Capone e Índio foram os destaques desta geração.
Além de momentos expressivos na Série A nos anos 90, a equipe em 1999 foi campeã da Copa do Brasil ao conter o ímpeto do Botafogo. No Maracanã, a geração de Márcio Mixirica, Maurílio, Mabília, Picoli e Lauro escrevia o nome do Juventude na história. O dado curioso ficou na camisa dos "jaconeros": o patrocínio da Yoplait, marca de iogurte pertencente à Parmalat na época. Em 2000, o acordo com a multinacional acabou.
Além de momentos expressivos na Série A nos anos 90, a equipe em 1999 foi campeã da Copa do Brasil ao conter o ímpeto do Botafogo. No Maracanã, a geração de Márcio Mixirica, Maurílio, Mabília, Picoli e Lauro escrevia o nome do Juventude na história. O ... Além de momentos expressivos na Série A nos anos 90, a equipe em 1999 foi campeã da Copa do Brasil ao conter o ímpeto do Botafogo. No Maracanã, a geração de Márcio Mixirica, Maurílio, Mabília, Picoli e Lauro escrevia o nome do Juventude na história. O dado curioso ficou na camisa dos "jaconeros": o patrocínio da Yoplait, marca de iogurte pertencente à Parmalat na época. Em 2000, o acordo com a multinacional acabou.
O Santa Cruz fez acordo com a empresa italiana em 1995. Após um início empolgante, com título pernambucano, os anos foram de campanhas frustrantes na Série B, na Copa do Brasil e em outras edições de estaduais.
O Santa Cruz fez acordo com a empresa italiana em 1995. Após um início empolgante, com título pernambucano, os anos foram de campanhas frustrantes na Série B, na Copa do Brasil e em outras edições de estaduais. O Santa Cruz fez acordo com a empresa italiana em 1995. Após um início empolgante, com título pernambucano, os anos foram de campanhas frustrantes na Série B, na Copa do Brasil e em outras edições de estaduais.
Em 1998, a Parmalat injetou dinheiro no Paulista e fez uma mudança radical logo de cara. O clube passou a se chamar Etti Jundiaí (referência a um extrato de tomate da Parmalat). O Etti Jundiaí foi campeão da Série A2 do Paulista e da Série C de 2001 tendo no seu elenco Vagner Mancini, Fábio Gomes e o artilheiro Jean Carlos. Durante esse período, o clube também revelou o goleiro Victor e o meia Nenê e abriu espaço para veteranos como Neto e Sorato. O acordo com a multinacional acabou em 2002 e rendeu mudanças de nome: o Etti Jundiaí se tornou Jundiaí e, posteriormente, voltou a se chamar Paulista.
Em 1998, a Parmalat injetou dinheiro no Paulista e fez uma mudança radical logo de cara. O clube passou a se chamar Etti Jundiaí (referência a um extrato de tomate da Parmalat). O Etti Jundiaí foi campeão da Série A2 do Paulista e da Série C de 2001 te... Em 1998, a Parmalat injetou dinheiro no Paulista e fez uma mudança radical logo de cara. O clube passou a se chamar Etti Jundiaí (referência a um extrato de tomate da Parmalat). O Etti Jundiaí foi campeão da Série A2 do Paulista e da Série C de 2001 tendo no seu elenco Vagner Mancini, Fábio Gomes e o artilheiro Jean Carlos. Durante esse período, o clube também revelou o goleiro Victor e o meia Nenê e abriu espaço para veteranos como Neto e Sorato. O acordo com a multinacional acabou em 2002 e rendeu mudanças de nome: o Etti Jundiaí se tornou Jundiaí e, posteriormente, voltou a se chamar Paulista.
O Parma, da terra de origem da Parmalat, teve uma década de glória e de montagem de esquadrões na década de 1990. O goleiro Taffarel deixou o Reggiana e se juntou a um elenco que tinha o sueco Brolin, o belga Brun e o colombiano Faustino Asprilla. Vieram títulos da Copa Itália e da Recopa da Uefa.
O Parma, da terra de origem da Parmalat, teve uma década de glória e de montagem de esquadrões na década de 1990. O goleiro Taffarel deixou o Reggiana e se juntou a um elenco que tinha o sueco Brolin, o belga Brun e o colombiano Faustino Asprilla. Vier... O Parma, da terra de origem da Parmalat, teve uma década de glória e de montagem de esquadrões na década de 1990. O goleiro Taffarel deixou o Reggiana e se juntou a um elenco que tinha o sueco Brolin, o belga Brun e o colombiano Faustino Asprilla. Vieram títulos da Copa Itália e da Recopa da Uefa.
Em 1994-1995, o clube italiano conquistou a Liga Europa da Uefa e uma edição da Copa Parmalat. Anos depois, repetiu a dose. Com Buffon, Cannavarro, Thuran, Verón e Hernán Crespo, a equipe venceu a Copa da Itália e a Liga Europa da Uefa de 1998-1999.
Em 1994-1995, o clube italiano conquistou a Liga Europa da Uefa e uma edição da Copa Parmalat. Anos depois, repetiu a dose. Com Buffon, Cannavarro, Thuran, Verón e Hernán Crespo, a equipe venceu a Copa da Itália e a Liga Europa da Uefa de 1998-1999. Em 1994-1995, o clube italiano conquistou a Liga Europa da Uefa e uma edição da Copa Parmalat. Anos depois, repetiu a dose. Com Buffon, Cannavarro, Thuran, Verón e Hernán Crespo, a equipe venceu a Copa da Itália e a Liga Europa da Uefa de 1998-1999.
No período de patrocínio da Parmalat, o Benfica abriu as portas para seu primeiro goleiro belga na história: Preud'homme. No período com a multinacional, os benfiquistas conquistaram o título português e a Taça de Portugal. Nomes como Ricardo Gomes, Paulo Bento, João Pinto e Valdo estiveram no time. Na mesma época, o Dínamo de Moscou foi campeão da Copa da Rússia de 1995. Clubes como Olympique de Marselha e Real Madrid também foram patrocinados pela multinacional.
No período de patrocínio da Parmalat, o Benfica abriu as portas para seu primeiro goleiro belga na história: Preud'homme. No período com a multinacional, os benfiquistas conquistaram o título português e a Taça de Portugal. Nomes como Ricardo Gomes, Pa... No período de patrocínio da Parmalat, o Benfica abriu as portas para seu primeiro goleiro belga na história: Preud'homme. No período com a multinacional, os benfiquistas conquistaram o título português e a Taça de Portugal. Nomes como Ricardo Gomes, Paulo Bento, João Pinto e Valdo estiveram no time. Na mesma época, o Dínamo de Moscou foi campeão da Copa da Rússia de 1995. Clubes como Olympique de Marselha e Real Madrid também foram patrocinados pela multinacional.
O Peñarol engatou um pentacampeonato uruguaio e ainda empilhou títulos em outra competição. O empresário Calisto Tanzi organizou a Copa Parmalat, apenas com clubes patrocinados pela sua empresa. Os uruguaios venceram quatro das seis edições.
O Peñarol engatou um pentacampeonato uruguaio e ainda empilhou títulos em outra competição. O empresário Calisto Tanzi organizou a Copa Parmalat, apenas com clubes patrocinados pela sua empresa. Os uruguaios venceram quatro das seis edições. O Peñarol engatou um pentacampeonato uruguaio e ainda empilhou títulos em outra competição. O empresário Calisto Tanzi organizou a Copa Parmalat, apenas com clubes patrocinados pela sua empresa. Os uruguaios venceram quatro das seis edições.
O Boca Juniors foi patrocinado a partir de 1992. Já naquele ano, a equipe foi campeã argentina, encerrando um jejum de 11 anos.
O Boca Juniors foi patrocinado a partir de 1992. Já naquele ano, a equipe foi campeã argentina, encerrando um jejum de 11 anos. O Boca Juniors foi patrocinado a partir de 1992. Já naquele ano, a equipe foi campeã argentina, encerrando um jejum de 11 anos.
Houve as contratações de Maradona (foto), ídolo que voltava a campo em 1995, após 15 meses de suspensão por doping, e do atacante Cannigia. Mas não vieram títulos. Na Argentina, a empresa investiu posteriormente no Ferro Carril e no Estudiantes e não deu certo.
Houve as contratações de Maradona (foto), ídolo que voltava a campo em 1995, após 15 meses de suspensão por doping, e do atacante Cannigia. Mas não vieram títulos. Na Argentina, a empresa investiu posteriormente no Ferro Carril e no Estudiantes e não d... Houve as contratações de Maradona (foto), ídolo que voltava a campo em 1995, após 15 meses de suspensão por doping, e do atacante Cannigia. Mas não vieram títulos. Na Argentina, a empresa investiu posteriormente no Ferro Carril e no Estudiantes e não deu certo.
No período no Audax Italiano, a equipe subiu para a elite chilena. No entanto, após a campanha oscilante, não houve continuidade da Parmalat.
No período no Audax Italiano, a equipe subiu para a elite chilena. No entanto, após a campanha oscilante, não houve continuidade da Parmalat. No período no Audax Italiano, a equipe subiu para a elite chilena. No entanto, após a campanha oscilante, não houve continuidade da Parmalat.
Em 1997, a Universidad Católica foi campeã chilena após dez anos na fila e consagrou o artilheiro Alberto Acosta. Contudo, nos anos seguintes sob o comando da Parmalat, o clube não teve a mesma sequência bem-sucedida.
Em 1997, a Universidad Católica foi campeã chilena após dez anos na fila e consagrou o artilheiro Alberto Acosta. Contudo, nos anos seguintes sob o comando da Parmalat, o clube não teve a mesma sequência bem-sucedida. Em 1997, a Universidad Católica foi campeã chilena após dez anos na fila e consagrou o artilheiro Alberto Acosta. Contudo, nos anos seguintes sob o comando da Parmalat, o clube não teve a mesma sequência bem-sucedida.
O Toros Neza recebeu patrocínio da empresa de laticínios e chegou a disputar de forma acirrada o título mexicano. A equipe ficou com o segundo lugar, sua melhor colocação na história (o título ficou com o Chivas Guadalajara). No mesmo ano, foi campeão da Copa Parmalat, após levar a melhor em um triangular com Universidad Católica e Parma.
O Toros Neza recebeu patrocínio da empresa de laticínios e chegou a disputar de forma acirrada o título mexicano. A equipe ficou com o segundo lugar, sua melhor colocação na história (o título ficou com o Chivas Guadalajara). No mesmo ano, foi campeão ... O Toros Neza recebeu patrocínio da empresa de laticínios e chegou a disputar de forma acirrada o título mexicano. A equipe ficou com o segundo lugar, sua melhor colocação na história (o título ficou com o Chivas Guadalajara). No mesmo ano, foi campeão da Copa Parmalat, após levar a melhor em um triangular com Universidad Católica e Parma.
A multinacional mudou o nome do Féhérvar, que passou a adotar Parmalat FC. Ao fim da parceria, o nome se tornou Videoton. Hoje, é o MOL Vidi.
A multinacional mudou o nome do Féhérvar, que passou a adotar Parmalat FC. Ao fim da parceria, o nome se tornou Videoton. Hoje, é o MOL Vidi. A multinacional mudou o nome do Féhérvar, que passou a adotar Parmalat FC. Ao fim da parceria, o nome se tornou Videoton. Hoje, é o MOL Vidi.
Em 2000, houve a fundação do Parmalat FC na Nicarágua. O objetivo inicial era exportar jogadores, mas a equipe saltou da terceira divisão para a elite rapidamente.
Em 2000, houve a fundação do Parmalat FC na Nicarágua. O objetivo inicial era exportar jogadores, mas a equipe saltou da terceira divisão para a elite rapidamente. Em 2000, houve a fundação do Parmalat FC na Nicarágua. O objetivo inicial era exportar jogadores, mas a equipe saltou da terceira divisão para a elite rapidamente.
O sonho de consolidação do clube nicaraguense acabou em 2005, em meio aos processos dos quais os sócios da multinacional Parmalat eram alvo.
O sonho de consolidação do clube nicaraguense acabou em 2005, em meio aos processos dos quais os sócios da multinacional Parmalat eram alvo. O sonho de consolidação do clube nicaraguense acabou em 2005, em meio aos processos dos quais os sócios da multinacional Parmalat eram alvo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.