Futebol Criticados no São Paulo, Felipe Alves e Jandrei se consagram contra o Palmeiras

Criticados no São Paulo, Felipe Alves e Jandrei se consagram contra o Palmeiras

Goleiros defenderam pênaltis em jogos no Allianz Parque diante do rival

Lance
Lance

Lance

Lance

Torcedores do São Paulo se queixam da falta de goleiros confiáveis desde que o ídolo Rogério Ceni — hoje treinador do clube — pendurou as chuteiras em 2015. Neste ano, a posição teve Felipe Alves e Jandrei como donos e ambos sofreram críticas da torcida, mas contaram um fator em comum: se consagraram contra o rival Palmeiras.


GALERIA
​> Saiba quem pode sair do São Paulo no final desta temporada

Felipe Alves foi contratado pelo Tricolor na metade da temporada, em julho, por empréstimo junto ao Fortaleza até o final de 2023. O goleiro estava cedido ao Juventude, também emprestado, mas vinha sendo reserva. A contratação aconteceu devido a uma lesão de Jandrei, que tirou o jogador dos gramados por cerca de um mês.

Logo na estreia de Alves, contra o Athletico-PR, em 31 de julho, o atleta já foi alvo de críticas. Em bola recuada, ele errou o domínio e cometeu pênalti. Thiago Heleno cobrou, mas o goleiro se redimiu e defendeu. Mesmo com a boa intervenção, o São Paulo acabou derrotado por 1 a 0 e o alerta estava aceso sobre o novo camisa 1.

Desde então, entre idas e vindas no time titular e no banco de reservas, Felipe Alves nunca foi unanimidade na torcida são-paulina. Porém, no Choque-Rei deste domingo (16), que terminou em 0 a 0, aconteceu uma reviravolta.

O São Paulo teve duas expulsões na partida: Ferraresi e Beraldo. O Palmeiras pressionou com cruzamentos, chutes de longe, bolas 'espirradas' na área, mas tudo parou em Felipe Alves — que fez oito defesas na partida. Além disso, o goleiro também pegou pênalti cobrado por Gustavo Scarpa, ajudando o time a sair do Allianz Parque com um empate em meio à condições adversas.

+ Felipe Alves pega pênalti e ressalta entrega do São Paulo em empate com o Palmeiras

Algo semelhante aconteceu com Jandrei, que também nunca foi unanimidade no gol tricolor. Inclusive, ele perdeu vaga no time justamente para Felipe Alves após sucessivas falhas e críticas. Segundo levantamento feito pela ESPN, o camisa 93 chegou a sofrer o dobro de gols esperados em um momento da temporada.

Em 13 chutes no alvo nas derrotas para Santos (1 a 0), Flamengo (3 a 1), Fortaleza (1 a 0) e Atlético-GO (3 a 1), foram 8 gols sofridos, totalizando aproveitamento de 38,5% nas defesas. De acordo com dados do 'Trumedia', os gols esperados pelo São Paulo nessas derrotas era de 3,4.

Porém, também contra o Palmeiras, foi quando Jandrei teve seu momento de alta. No duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, na casa Alviverde, o São Paulo perdeu por 2 a 1, levando a decisão para os pênaltis. O goleiro defendeu as cobranças de Raphael Veiga e Wesley e saiu como herói da classificação tricolor.

Mesmo criticados, contestados e sob pressão, Felipe Alves e Jandrei cresceram em momentos decisivos de Choque-Rei, em pleno território de um rival que disputou títulos com o São Paulo recentemente. Será esse o caminho da redenção?

Últimas