Lance
LanceCom mais de 100 jogos pelo Flamengo, João Gomes conquistou espaço na equipe titular e se firmou de vez sob o comando de Dorival Júnior. Revelado na época de Domènec Torrent, o jovem volante irá reencontrar, nesta quarta, o comandante que mais apostou em seu futebol desde que subiu aos profissionais: Rogério Ceni.
+ Mercado fechado: confira o balanço da janela de transferências do Flamengo
Embalado e com a esperança de conquistas, o time carioca mede forças com o São Paulo, nesta quarta, às 21h30, no Morumbi. Os comandados de Dorival Júnior apostam no bom desempenho em terras paulistanas para arrancar um bom resultado e garantir a vaga no jogo de volta.
RAÇA E PERSONALIDADE: DE PROMESSA À TITULARIDADE
Em sua estreia, o meio-campista foi a campo no triunfo por 3 a 1 sobre o Junior Barranquilla, na fase de grupos da Libertadores, em outubro de 2020. Na época, a equipe carioca ainda era comandada pelo espanhol Domènec Torrent. Desde então, o atleta conviveu com momentos diferentes, mas conseguiu agradar a torcida e ter bons números no meio de campo rubro-negro.
+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro
Na sequência da carreira, o jogador passou a ter mais oportunidades e ganhou o carinho especial de Rogério Ceni, enquanto o treinador esteve à frente do clube carioca. A relação de confiança se refletiu em campo com boas atuações, raça e fama de pitbull em campo - líder de roubadas de bola.
– Ele me deu bastante oportunidade para que eu pudesse mostrar melhor meu trabalho e minhas características. Isso vou ser eternamente grato a ele. Para mim é um prazer e uma honra dividir o meu dia a dia com uma pessoa tão vitoriosa quanto o Ceni - disse João, na época.
– Ele é um menino do bem, muito bom. Um dia falou para mim: “Antes de você chegar aqui, eu só era mais um. Hoje, eu me sinto especial”. Deve ter algum significado para há seis meses ele falar isso. Ser coroado com o último gol do campeonato… Para mim, fico feliz - elogiou Ceni após a conquista do tricampeonato carioca. Ele falar isso. Ser coroado com o último gol do campeonato… Para mim, fico feliz - explicou Ceni, após a conquista do tricampeonato carioca, em 2021.
DESTAQUE EM UM ELENCO NUMEROSO E QUALIFICADO
Por outro lado, na época em que Renato Gaúcho esteve no comando da equipe da Gávea, o volante foi deixado de lado. Na época, Andreas Pereira, Diego Ribas e até Bruno Viana, improvisado no setor, foram as opções do treinador em detrimento do jovem. Ele chegou a ter uma proposta do Al Ain, dos Emirados Árabes, mas a transação não avançou.
+ Flamengo opta por tratamento convencional, Rodrigo Caio responde bem e inicia fase de transição
Com a demissão de Renato Gaúcho, João Gomes também conquistou a admiração de outro treinador que passou pelo Rubro-Negro: Paulo Sousa. O português chegou a afirmar que o jogador era o melhor volante do elenco, elogiou seu comprometimento e disse que ele tende a evoluir ainda mais, sobretudo nos passes longos.
Ao longo desses mais de dois anos, o volante três troféus pelo clube do coração: o Brasileirão 2020, a Supercopa do Brasil 2021 e o Carioca 2021. Após a chegada de Dorival, o volante se tornou a única cria do ninho entre os titulares e já soma 104 jogos, estufou a rede em três oportunidades e deu três assistências.
+ Marcos Braz confirma proposta do West Ham por Lázaro, do Flamengo: 'Eles sabem o valor que a gente quer'
A joia tem contrato até 2025 e ganhou uma forte concorrência nesta última janela. Nada menos que o chileno Arthuro Vidal, experiente e com títulos internacionais. Contudo, o bom desempenho garante que não será tão simples ganhar a vaga do jovem e promissor volante oriundo da base rubro-negra.